A Xiaomi deu um passo importante para fortalecer sua atuação no mercado de veículos elétricos na China. No dia 19 de junho, a empresa adquiriu um novo terreno de mais de 485 mil metros quadrados em Pequim, por 635 milhões de RMB (cerca de US$ 88,39 milhões). O espaço será usado na terceira fase de expansão da fábrica de carros elétricos, localizada na área de Yizhuang.
A fábrica foi planejada desde 2021, quando a Xiaomi anunciou oficialmente sua entrada na indústria automotiva. No fim daquele ano, a empresa firmou acordo com autoridades locais para construir uma planta com capacidade para produzir até 300 mil veículos por ano.
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O projeto prevê duas fases principais. A primeira, com capacidade anual de 150 mil carros, foi concluída e começou a operar em 2023. A segunda fase, iniciada no ano passado, já está quase pronta e deve começar a produzir oficialmente entre julho e agosto deste ano, após passar por inspeções.
Com o avanço na construção da fábrica, a Xiaomi lançou seu primeiro carro, o sedã elétrico SU7, em março de 2024, mirando diretamente no Tesla Model 3. Antes disso, em fevereiro, já havia apresentado uma versão mais potente, o SU7 Ultra, capaz de entregar impressionantes 1.548 cavalos.
O sucesso foi imediato. Mesmo sendo uma novata no setor, a Xiaomi já acumula uma fila de espera de até 51 semanas para o SU7, segundo o próprio aplicativo da empresa. Só em maio, foram mais de 28 mil unidades entregues, mantendo uma sequência de oito meses com vendas acima de 20 mil carros mensais.
O desempenho positivo fez a Xiaomi rever suas metas. Em março, o CEO Lei Jun anunciou um aumento na previsão de entregas anuais para 2025, subindo de 300 mil para 350 mil veículos.
Para dar conta dessa demanda, a empresa não para de investir na ampliação da produção. Além da terceira fase da fábrica, a Xiaomi já mira em futuros modelos que podem atrair ainda mais o público chinês.
Entre os próximos lançamentos, o destaque pode ser o YU7, um SUV que promete ser ainda mais relevante que o SU7, considerando a preferência dos consumidores da China por veículos com mais espaço interno e perfil familiar. Apesar do sucesso, o Xiaomi SU7 Ultra enfrenta desvalorização acentuada no mercado de usados.
Este cenário de preferência por SUVs na China se assemelha ao mercado global, onde outras marcas como a Buick Electra E5 2026, um crossover elétrico renovado, também apostam alto. Lei Jun anunciou que o lançamento do YU7 foi antecipado para o final de junho.