Um acidente envolvendo o sedã elétrico Xiaomi SU7 resultou na morte de três universitários na província de Anhui, na China. O caso, ocorrido na noite de 29 de março de 2025, é o primeiro com vítimas fatais desde que a montadora estreou no setor automotivo.
Após a repercussão do acidente nas redes sociais, especialmente sobre um possível travamento das portas, a Xiaomi garantiu que o SU7 conta com mecanismos manuais de emergência em todas as portas. Esses dispositivos funcionam mesmo sem energia elétrica, permitindo a saída dos ocupantes em casos de colisão grave ou pane no sistema.

A empresa explicou que o carro estava rodando no modo “Navigation on Autopilot” (NOA) a 116 km/h quando se aproximou de uma área de obras com faixas fechadas. O sistema detectou o bloqueio e pediu que o motorista assumisse o controle. Mesmo com alertas e tentativa de frenagem, o SU7 bateu em uma barreira de concreto a cerca de 97 km/h.
A Xiaomi informou que o sistema eCall, presente no carro, acionou automaticamente as autoridades e entrou em contato com o proprietário, que confirmou não estar ao volante no momento. Os serviços de emergência chegaram ao local cerca de 15 minutos depois.
Desde então, a empresa tem colaborado com a polícia local e montou uma equipe dedicada para investigar o que aconteceu. Em nota oficial, lamentou profundamente a tragédia e afirmou que está prestando apoio às famílias das vítimas, reforçando seu compromisso com a segurança e a transparência.
O acidente levantou discussões sobre os limites dos sistemas de assistência à condução, principalmente em situações complexas. Analistas do setor apontam que episódios como esse podem afetar a confiança do público, especialmente em marcas novas no mercado, como a Xiaomi, que agora enfrenta comparações diretas com empresas como a Tesla.
A resposta da empresa parece ter como objetivo manter a confiança do consumidor enquanto aguarda os resultados oficiais das autoridades. A Xiaomi indicou que fornecerá atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis por meio de canais de investigação adequados. A segurança dos veículos elétricos, como o sedã elétrico e7 da BYD, também está em foco com o aumento das vendas de veículos NEV na China.
As entregas do Xiaomi SU7 começaram em abril do ano passado. O carro está disponível em três versões diferentes. As versões Standard e Pro têm tração traseira e usam um motor elétrico de 220 kW. A versão Standard vem com uma bateria de 73,6 kWh, que permite rodar até 700 km com uma carga. Já a versão Pro tem uma bateria maior, de 94,3 kWh, e pode chegar a 830 km de autonomia.
A versão Max traz um diferencial: além do motor traseiro, ela adiciona outro motor elétrico de 275 kW na frente, tornando o carro com tração nas quatro rodas. Essa versão conta com uma bateria de 101 kWh e alcança até 800 km de autonomia.
Os preços do SU7 variam entre 215.900 yuan (cerca de 29.650 dólares) e 299.900 yuan (em torno de 41.200 dólares). O sedã tem 4,997 metros de comprimento, 1,963 metros de largura e 1,440 metros de altura, com entre-eixos de 3 metros, oferecendo bastante espaço interno.