Notícias

Wuling inicia produção de baterias Magic Battery na Indonésia

Com a primeira unidade sendo fabricada em 31 de dezembro de 2024, a Wuling se consolidade como a primeira montadora chinesa a fabricar baterias

A Wuling Indonésia marcou um novo capítulo em sua história com o início da produção local de suas baterias de alta performance, denominadas Magic Battery (ou Shenlian, em chinês). A primeira unidade saiu da linha de produção em 31 de dezembro de 2024, consolidando a Wuling como a primeira montadora chinesa a fabricar baterias de veículos elétricos no país.

O projeto de fabricação das baterias, que levou apenas 4 meses e meio da concepção à produção, representa um investimento de 40 milhões de yuans (aproximadamente 5,48 milhões de dólares). A marca Magic Battery foi lançada em Jacarta, Indonésia, em 20 de setembro de 2024, pela SAIC-GM-Wuling (SGMW), com o objetivo de produzir as baterias localmente ainda no mesmo ano.

Wuling inicia produção de baterias Magic Battery na Indonésia
Foto: Divulgação

A Magic Battery foi apresentada inicialmente em setembro de 2023, durante o Wuling Technology Evolution Day. De acordo com dados oficiais, a bateria de fosfato de ferro-lítio oferece:

  • Potência de pico superior a 300 kW
  • Densidade de energia superior a 165 Wh/kg
  • Eficiência de carga e descarga superior a 96%
  • Vida útil de mais de 6.500 ciclos

A Wuling também informou que a estrutura interna das células da Magic Battery foi redesenhada com terminais em forma de L, em vez dos tradicionais terminais em forma de U, para evitar riscos de curtos-circuitos internos. Além disso, a bateria é revestida com uma camada de cerâmica para prevenir o superaquecimento e equipada com um sistema de gerenciamento inteligente desenvolvido pela própria empresa.

Em 2024, a Wuling Indonésia vendeu 13.492 veículos de novas energias (NEVs), um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Desde o lançamento de seu primeiro NEV, o Wuling Air EV, em 2022, as vendas cumulativas de NEVs da marca alcançaram 28.768 unidades, com uma participação de mercado superior a 40%.

Desde sua entrada no mercado indonésio em 2017, a SGMW lançou nove modelos no total. Em 2024, a SGMW Indonésia vendeu 24.244 veículos, uma queda de 3,28% em comparação com 2023. A empresa planeja continuar utilizando a Indonésia como base de produção de veículos com direção do lado direito para o Sudeste Asiático.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.