A chinesa WeRide, especializada em tecnologia de direção autônoma, acaba de anunciar a chegada dos seus robotáxis a Dubai. A expansão ocorre logo após o início das operações-piloto totalmente autônomas em Abu Dhabi, no mês passado.
A empresa firmou um acordo com a Uber e a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai (RTA) para oferecer serviços comerciais de robotáxi ainda este ano, diretamente integrados à plataforma da Uber.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Atualmente, os robotáxis da WeRide já estão sendo testados nas ruas de Dubai, sob supervisão da RTA. A expectativa é que, até o fim de 2025, os veículos operem em fase comercial com agentes de segurança a bordo, avançando para viagens totalmente autônomas no primeiro trimestre de 2026.
A CFO da WeRide, Jennifer Li, afirma que expandir para mercados internacionais, especialmente no Oriente Médio, é prioridade para a empresa. A iniciativa também acompanha a meta do governo de Dubai, que quer 25% dos transportes na cidade sendo autônomos até 2030.
Essa parceria com a Uber não começou agora. Desde setembro de 2024, as duas empresas trabalham juntas na implantação dos veículos autônomos, inicialmente nos Emirados Árabes Unidos.
A WeRide, fundada em 2017, foi a primeira empresa a conseguir uma licença para testes de direção autônoma nos Emirados Árabes, concedida em julho de 2023. Desde então, mantém a maior frota de robotáxis no país.
O crescimento foi acelerado após a abertura de capital na Nasdaq, em outubro de 2024. Hoje, a empresa já atua com testes e operações em 30 cidades de 10 países. A situação dos robotáxis tem gerado debates em diversos locais, como pode ser visto na notícia sobre como a Tesla restringe acesso da cidade de Austin a registros de seus robotáxis.
Em maio de 2025, além de iniciar os testes 100% autônomos em Abu Dhabi, a WeRide confirmou a ampliação da parceria com a Uber. O plano inclui levar os robotáxis para 15 novas cidades, entre elas destinos na Europa e no Oriente Médio.