Em um cenário automotivo onde os SUVs ganham cada vez mais espaço, o VW Virtus se mantém como uma opção relevante, principalmente para famílias e profissionais. No entanto, após a avaliação do Citroën Basalt, um leitor questionou qual modelo seria a melhor escolha.
Apesar de serem de categorias distintas, ambos os veículos compartilham algumas características, como preços similares, bom espaço interno, motorização turboflex, câmbio automático e porta-malas generoso. O comparativo técnico a seguir busca esclarecer qual dos dois se destaca.
Desempenho e Consumo
No quesito desempenho, o Citroën Basalt, equipado com motor 1.0 Turbo T200 da Stellantis, apresenta vantagem. O SUV entrega até 130 cv (E) e 20,4 mkgf de torque, independentemente do combustível. O VW Virtus, com motor EA211, alcança até 116 cv (E) e 16,8 mkgf de torque, também com etanol. A transmissão do Basalt é automática CVT que simula 7 marchas, enquanto o Virtus utiliza uma automática convencional de 6 marchas.
Em termos de consumo, o cenário se inverte. O Virtus se sobressai com médias de 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l e 10,9 km/l com etanol, respectivamente. O Basalt apresenta números ligeiramente inferiores, com 11,9 km/l e 13,7 km/l na cidade e estrada com gasolina, e 8,3 km/l e 9,6 km/l com etanol, nos mesmos ciclos.
Dimensões e Espaço Interno
A disputa se torna ainda mais interessante quando analisamos as dimensões. O Basalt possui vantagem em altura (1,58 m) e largura (1,82 m), enquanto o Virtus mede 1,47 m e 1,75 m, respectivamente. No entanto, o sedã da VW oferece um entre-eixos ligeiramente maior (2,65 m contra 2,64 m). Outro ponto forte do Virtus é o porta-malas, com 521 litros, comparado aos 490 litros do Basalt.
Itens de Série
A versão TSI AT do VW Virtus inclui rodas de liga leve aro 15″, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, start-stop, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível. O veículo também oferece painel de instrumentos digital de 8″, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, entre outros itens.
O Citroën Basalt Shine vem equipado com ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16″ com acabamento diamantado, faróis de neblina, bancos e volante com revestimento premium. Adicionalmente, inclui limitador e controlador de velocidade, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,25″.
Valores
Os preços também são bastante competitivos. O VW Virtus TSI AT tem um valor de R$ 119.990, enquanto o Citroën Basalt Shine é oferecido por R$ 115.990, mas com promoções pode ser encontrado por R$ 104.990. A disputa entre sedã e SUV se mostra equilibrada, com cada modelo apresentando seus próprios méritos.