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VW Virtus e Citroën Basalt duelam em preços, desempenho e espaço

Em um cenário automotivo onde os SUVs ganham cada vez mais espaço, o VW Virtus se mantém como uma opção relevante, principalmente para famílias

Em um cenário automotivo onde os SUVs ganham cada vez mais espaço, o VW Virtus se mantém como uma opção relevante, principalmente para famílias e profissionais. No entanto, após a avaliação do Citroën Basalt, um leitor questionou qual modelo seria a melhor escolha.

Apesar de serem de categorias distintas, ambos os veículos compartilham algumas características, como preços similares, bom espaço interno, motorização turboflex, câmbio automático e porta-malas generoso. O comparativo técnico a seguir busca esclarecer qual dos dois se destaca.

Citroën Basalt ou VW Virtus? Veja o que oferecem o SUV e o sedã
VW

Desempenho e Consumo

No quesito desempenho, o Citroën Basalt, equipado com motor 1.0 Turbo T200 da Stellantis, apresenta vantagem. O SUV entrega até 130 cv (E) e 20,4 mkgf de torque, independentemente do combustível. O VW Virtus, com motor EA211, alcança até 116 cv (E) e 16,8 mkgf de torque, também com etanol. A transmissão do Basalt é automática CVT que simula 7 marchas, enquanto o Virtus utiliza uma automática convencional de 6 marchas.

Em termos de consumo, o cenário se inverte. O Virtus se sobressai com médias de 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina, e 8,9 km/l e 10,9 km/l com etanol, respectivamente. O Basalt apresenta números ligeiramente inferiores, com 11,9 km/l e 13,7 km/l na cidade e estrada com gasolina, e 8,3 km/l e 9,6 km/l com etanol, nos mesmos ciclos.

Dimensões e Espaço Interno

A disputa se torna ainda mais interessante quando analisamos as dimensões. O Basalt possui vantagem em altura (1,58 m) e largura (1,82 m), enquanto o Virtus mede 1,47 m e 1,75 m, respectivamente. No entanto, o sedã da VW oferece um entre-eixos ligeiramente maior (2,65 m contra 2,64 m). Outro ponto forte do Virtus é o porta-malas, com 521 litros, comparado aos 490 litros do Basalt.

Itens de Série

A versão TSI AT do VW Virtus inclui rodas de liga leve aro 15″, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, start-stop, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível. O veículo também oferece painel de instrumentos digital de 8″, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB, entre outros itens.

Volkswagen Virtus 2025
Crédito: Divulgação/Green Automóveis – Aricanduva

O Citroën Basalt Shine vem equipado com ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16″ com acabamento diamantado, faróis de neblina, bancos e volante com revestimento premium. Adicionalmente, inclui limitador e controlador de velocidade, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,25″.

Valores

Os preços também são bastante competitivos. O VW Virtus TSI AT tem um valor de R$ 119.990, enquanto o Citroën Basalt Shine é oferecido por R$ 115.990, mas com promoções pode ser encontrado por R$ 104.990. A disputa entre sedã e SUV se mostra equilibrada, com cada modelo apresentando seus próprios méritos.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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