Notícias
Tendência

VW investe US$ 5,8 bilhões em parceria com Rivian para plataforma elétrica de próximo Golf

Visando o desenvolvimento conjunto de uma nova arquitetura elétrica, a VW anunciou um investimento de US$ 5,8 bilhões com o objetivo de contribuição na próxima geração do Golf

O Grupo VW anunciou um investimento de US$ 5,8 bilhões em uma colaboração estratégica com a Rivian, visando o desenvolvimento conjunto de uma nova arquitetura elétrica. Essa parceria tem como objetivo impulsionar a próxima geração do VW Golf, que será totalmente elétrico e está previsto para ser lançado em 2029.

A nova plataforma, fruto dessa colaboração, simplificará os sistemas atuais da VW e reduzirá significativamente o número de unidades de controle necessárias. A arquitetura zonal proporcionará maior flexibilidade à VW, permitindo adaptações mais eficientes para diferentes modelos e segmentos de veículos.

VW investe US$ 5,8 Bilhões em parceria com Rivian para plataforma elétrica de próximo Golf
Crédito da imagem: VW

O primeiro modelo da VW a utilizar a nova arquitetura será o ID.1, seguido pelo Golf Mk9, que poderá ser comercializado como ID. Golf. Há inclusive a expectativa de que o Volkswagen ID.1 seja produzido em Portugal como modelo elétrico de entrada.

Segundo Kai Grünitz, chefe técnico da VW, a estratégia de iniciar com o ID.1 “reduz o risco para o Golf”, pois o modelo de entrada terá menos funcionalidades, permitindo que a VW aprimore a tecnologia antes de implementá-la no Golf.

Conforme Grünitz declarou à Autocar, “O benefício da arquitetura zonal é que posso colocar uma, duas ou três zonas em um veículo. Veículos em segmentos de preços mais baixos precisarão apenas de uma zona, enquanto um veículo premium pode precisar de três ou quatro, dependendo das funções. Posso usar uma família de sistema-on-chip [SoC] dedicada para cada modelo. Portanto, para o ID 1, posso usar um SoC com um preço e complexidade mais baixos, mas se eu levar a mesma arquitetura para o Golf, posso usar um SoC diferente que custa mais dinheiro, mas oferece funções adicionais. Mas ainda é o mesmo software.”

VW investe US$ 5,8 Bilhões em parceria com Rivian para plataforma elétrica de próximo Golf
Crédito da imagem: VW

A próxima geração do VW Golf será construída sobre a plataforma SSP flexível do grupo, com tecnologia de 800 volts e um novo design de bateria cell-to-pack. Em um cenário de reestruturação, a Volkswagen anuncia corte de salários e bônus da diretoria.

A VW planeja construir o novo Golf em sua fábrica em Wolfsburg, Alemanha, enquanto a produção do atual Golf Mk8 será transferida para uma planta em Puebla, no México.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.