Em 2024, a Volvo Trucks alcançou, pela primeira vez, a liderança no mercado europeu de caminhões pesados. A empresa registrou uma participação de mercado de 17,9% na Europa, com um total de 56.331 caminhões Volvo emplacados na região.
A Volvo Trucks liderou o segmento de veículos com peso igual ou superior a 16 toneladas, com os maiores volumes de emplacamentos registrados no Reino Unido, França, Alemanha, Polônia e Espanha.
“Estamos muito orgulhosos de ser o líder de mercado na Europa. Esta é uma prova clara de que nossos clientes apreciam a eficiência de combustível, a segurança e o tempo de atividade de nossos caminhões e que temos uma oferta de produtos muito atraente”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Os novos caminhões FH Aero, lançados em 2024, estão disponíveis nas versões elétrica, a gás e diesel, e rapidamente se tornaram populares no mercado. As empresas de transporte escolhem a Volvo porque seus produtos e serviços as ajudam a expandir seus negócios e reduzir as emissões de CO2. Roger Alm agradeceu aos clientes pela confiança e aos concessionários, fornecedores e colegas do Grupo Volvo pela conquista.
A Volvo Trucks aumentou sua participação de mercado em 25 países globalmente em 2024. No Brasil, a Volvo se tornou líder de mercado em caminhões pesados pelo terceiro ano consecutivo, com uma participação de 23,7%. O modelo Volvo FH foi o caminhão mais vendido de todas as marcas no Brasil em 2024. Na Austrália, a participação de mercado da Volvo foi de 18,2%. Na América do Norte (EUA e Canadá), a Volvo Trucks alcançou uma participação de mercado de 10,5% (contra 10,2% em 2023).
De acordo com Roger Alm, a renovação completa do portfólio global de produtos em 2024 fortaleceu a marca. Na América do Norte, onde a Volvo busca expandir seus negócios, foi lançada uma plataforma que servirá de base para novos modelos nos próximos anos.
O primeiro lançamento foi o novo Volvo VNL, que oferece uma economia de combustível até 10% superior em comparação com a geração anterior. A liderança da Volvo Trucks na Europa reflete as tendências do mercado automotivo europeu, como a busca por veículos com foco no mercado.