Notícias
Tendência

Volvo investiga denúncias de peças falsificadas em veículos na China

Denúncias, amplamente divulgadas nas redes sociais chinesas, levantaram questionamentos sobre os danos de componentes de veículos da Volvo Cars

A Volvo Cars está apurando relatos de clientes na China que alegam ter encontrado peças falsificadas em seus veículos. As denúncias, amplamente divulgadas nas redes sociais chinesas, levantaram questionamentos sobre a autenticidade de componentes como alto-falantes e manoplas de câmbio.

O caso ganhou notoriedade após um proprietário de um Volvo S60 notar uma grafia incorreta na inscrição dos alto-falantes, que deveriam ser da marca Bower & Wilkins. Em vez do “W”, a inscrição exibia “VVilkins”. Outros relatos online mencionaram variações como “Bovvers & Wilkins”. O mesmo cliente também questionou a autenticidade da manopla de câmbio de cristal, que, segundo ele, não emitia luz, uma característica comum nesses modelos.

Volvo investiga denúncias de peças falsificadas em veículos na China
Foto: Divulgação/Volvo

A repercussão nas redes sociais foi impulsionada pela dificuldade de comunicação com um vendedor que, aparentemente, desconhecia a diferença entre as letras “VV” e “W”.

Diante da crescente onda de reclamações, a Volvo emitiu um comunicado oficial, prometendo investigar as alegações e tomar as medidas cabíveis de acordo com as leis e regulamentos. A empresa declarou:

“A Volvo Cars atribui grande importância ao ‘comportamento irregular no processo de vendas de carros novos’ relatado por alguns clientes recentemente. Pedimos desculpas profundamente pelos problemas e inconveniências causados aos clientes por este incidente.

A Volvo Cars sempre está ao lado de seus clientes e nunca tolerará qualquer comportamento que prejudique os interesses dos usuários. Após o incidente, a Volvo Cars imediatamente iniciou uma investigação especial. Manteremos os princípios de abertura e transparência, investigaremos completamente a causa do incidente e lidaremos com ele adequadamente de acordo com as leis e regulamentos para garantir que os direitos e interesses legítimos dos clientes sejam totalmente protegidos. A Volvo Cars implementa um rigoroso sistema de gerenciamento de rastreabilidade full-link para acessórios originais.

Cada acessório original atende aos padrões globais unificados de qualidade, proporcionando aos clientes uma experiência de carro segura e sem preocupações. A Volvo Cars sempre foi centrada no cliente e comprometida em fornecer produtos e serviços seguros e confiáveis.

No futuro, fortaleceremos ainda mais a supervisão e o gerenciamento de revendedores autorizados, padronizaremos de forma abrangente os padrões e processos de serviço de vendas e protegeremos efetivamente os direitos e interesses legítimos de cada cliente.”

O incidente ocorre em um momento desafiador para a Volvo na China, onde a montadora registrou uma queda de 8,2% nas vendas em 2024, com 156 mil unidades a menos em comparação com o ano anterior. Outras montadoras também estão buscando formas de impulsionar suas vendas no país, como a Stellantis com o lançamento do Leapmotor C10: SUV elétrico da Stellantis, que em breve chegará ao Brasil. Além disso, a Mercedes-Benz aposta em novos modelos a combustão e elétricos com redução de custos.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.