O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China revelou recentemente a variante Cross Country do Volvo EX30 fabricada no país. Embora a Volvo ainda não tenha anunciado um plano de lançamento para o mercado doméstico chinês, a versão para mercados estrangeiros tem lançamento previsto para o verão, com preços estimados a partir de 200.000 yuan (aproximadamente US$13.800), valor similar ao do Volvo EX30 padrão.
Visualmente, a versão fabricada na China mantém grande parte do design da variante para mercados estrangeiros. A dianteira apresenta um painel preto contrastante, complementado pelos faróis em formato de “T”, característicos da marca, e uma grade inferior trapezoidal. O para-choque dianteiro conta com um acabamento prateado, adicionando um toque de sofisticação.

Na lateral, o teto escurecido cria um efeito flutuante em contraste com a cor da carroceria, e as maçanetas convencionais são mantidas. A traseira ecoa o design frontal com um painel preto e lanternas em formato de “C”, altamente reconhecíveis.
O logotipo “Cross Country” está posicionado no canto inferior esquerdo, enquanto o logotipo “Asia Pacific” aparece no canto inferior direito, indicando a localidade de fabricação. Um teto solar panorâmico é um item de série em toda a linha. Modelos como o Chery Fulwin A9 também estão abrindo pré-venda na China, mostrando um mercado automotivo aquecido.
Coheça as dimensões do Volvo EX30 Cross Country

As dimensões do novo veículo são 4233 mm de comprimento, 1850 mm de largura e 1573 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2650 mm. Comparado ao EX30 atualmente à venda, é 12 mm mais largo e 18 mm mais alto.
Posicionado como um veículo elétrico com tração integral (AWD), o EX30 Cross Country é alimentado por motores elétricos dianteiro e traseiro, com potência máxima de 115 kW (154 hp) e 200 kW (268 hp), respectivamente. O conjunto é alimentado por baterias de lítio ternárias. A Xiaomi mira a venda de 350 mil veículos elétricos na China, evidenciando o crescimento do setor.

Atualmente, detalhes sobre o interior e especificações mais detalhadas do trem de força ainda não foram divulgados. Manteremos atenção para mais informações. Enquanto isso, outras montadoras enfrentam desafios, como a Neta Auto, que enfrenta crise financeira e desmantela sua equipe de P&D.