A Volvo apresentou o ES90, um sedan liftback elétrico de porte médio que promete agitar o mercado. Com versões de até 671 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos, o ES90 chega para rivalizar com o BMW i5 e o Mercedes EQE, ostentando um design elegante e tecnologia de ponta. O Volvo EX90, outro modelo da marca, também está chamando atenção no mercado de SUVs elétricos.
Com 5 metros de comprimento, o ES90 apresenta um visual atraente, combinando linhas limpas com uma silhueta fastback esportiva. Apesar de se apresentar como um sedan, o modelo oferece a praticidade de um liftback, embora com um espaço de porta-malas inferior ao do BMW i5.

Um dos destaques do Volvo ES90 é o seu interior espaçoso, principalmente para os passageiros traseiros. Com uma distância entre eixos de 3,1 metros, o ES90 supera o BMW i5 em mais de 100 mm, garantindo um conforto superior.
Na questão da autonomia, o ES90 também se destaca. Enquanto o BMW i5 oferece 573 km com uma bateria de 81 kWh, o ES90, equipado com uma bateria de 102 kWh, alcança impressionantes 700 km com uma única carga. As versões com motor único contam com uma bateria de 88 kWh, que proporciona uma autonomia de 650 km.

Diferentemente do SUV EX90, o ES90 possui arquitetura elétrica de 800 volts, suportando carregamento de até 350 kW (contra 250 kW do i5). Isso permite adicionar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Além disso, o ES90 oferece um pequeno compartimento dianteiro (frunk) para armazenar os cabos de carregamento, um recurso não disponível no i5.
Desempenho e preços do Volvo ES90
A linha ES90 começa com a versão Single Motor Extended Range, que entrega 333 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, com preço inicial de £69.650 no Reino Unido. A versão Twin Motor, com 449 cv, reduz o tempo para 5,5 segundos, custando £83.250. Já a topo de linha Twin Motor Performance, com 680 cv, atinge os 100 km/h em apenas 4 segundos, por £87.850. Todas as versões têm velocidade máxima limitada a 180 km/h.

O interior do ES90 apresenta um painel de instrumentos digital de 9 polegadas, uma tela touchscreen de 14,5 polegadas com Google integrado e acabamento em tons claros, criando uma atmosfera espaçosa e elegante. O sedan também vem equipado com Lidar para condução semi-autônoma, embora a funcionalidade completa só estará disponível em um momento posterior.