A Volvo Cars anunciou um recall de 7.483 veículos híbridos plug-in nos Estados Unidos devido a um potencial risco de incêndio. A medida afeta diversos modelos, incluindo S60, V60, S90, V90, XC60 e XC90.
O problema, identificado como uma possível falha de produção no módulo da bateria, pode levar a um curto-circuito quando o veículo está estacionado e com a carga completa. A situação eleva o risco de incêndio, inclusive durante a noite, quando o carro pode estar em uma garagem.

Em comunicado, a Volvo aconselhou os proprietários a não carregarem seus veículos até que o recall seja realizado. Os modelos afetados incluem versões híbridas plug-in dos seguintes veículos:
- S90 (2020-2021)
- V90 (2022)
- S60 (2020-2022)
- V60 (2020-2022)
- XC60 (2020-2022)
- XC90 (2020-2022)
A montadora explica que a anomalia se encontra em uma “variação de produção com o módulo de bateria” que pode ocasionar um evento de fuga térmica. As baterias foram fabricadas pela LG e podem apresentar um curto-circuito interno em determinadas células.
A Volvo tomou conhecimento do problema em 6 de fevereiro de 2024, após o relato de um cliente sobre um “evento térmico”. Uma investigação foi iniciada e concluída no início deste mês. A empresa informa estar ciente de dois incidentes relacionados à condição, sem registro de ferimentos, acidentes ou fatalidades. Casos como este nos fazem lembrar de outros recalls, como o da Toyota que convocou recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão, ou ainda, o recall de mais de 46 mil Cybertrucks da Tesla por risco de desprendimento de painéis do teto.

As notificações aos proprietários estão programadas para maio. Os clientes serão orientados a levar seus veículos a uma concessionária Volvo, onde técnicos realizarão uma inspeção para identificar desvios nas células do módulo da bateria.
Se algum problema for encontrado, o módulo será substituído gratuitamente. Além disso, todos os veículos receberão uma atualização de software para monitorar o módulo da bateria. Manter a bateria do seu carro em bom estado é crucial. Caso você tenha problemas, veja nosso guia prático para fazer chupeta no seu carro com segurança.