Volvo convoca recall de 12 mil carros após falha de software causar acidente

O problema veio à tona após um incidente em uma estrada montanhosa na Califórnia
Volvo convoca recall de 12 mil carros após falha de software causar acidente
Crédito da imagem: Carscoops

Um proprietário de um Volvo XC90 híbrido plug-in relatou um acidente grave após perder totalmente os freios em uma descida íngreme na Califórnia, nos Estados Unidos. O veículo, com apenas dois meses de uso, havia recebido uma atualização de software horas antes do ocorrido, numa concessionária autorizada da marca.

O motorista, identificado apenas como Max, descia a estreita Corona Road, em Carmel Highlands, utilizando o modo de condução “B”. Ele afirma que o carro começou a acelerar sozinho, mesmo com o pedal do freio pressionado. Para evitar cair de um penhasco, precisou jogar o carro para o acostamento, o que resultou em danos à suspensão, roda, parte da carroceria e acionamento dos airbags.

Volvo convoca recall de 12 mil carros após falha de software causar acidente
Crédito da imagem: Carscoops

Todo o episódio foi registrado por câmeras e pelo gravador de dados do veículo. A análise técnica confirmou a versão de Max: nos últimos cinco segundos antes do impacto, o carro não estava sendo acelerado, mas o freio de serviço foi mantido acionado, sem qualquer efeito de desaceleração.

A falha aconteceu com a versão de software 3.5.14, já identificada pela Volvo como problemática. Segundo a marca, esse defeito pode ocorrer após cerca de 1 minuto e 30 segundos de descida contínua usando os modos “B” ou “condução com um pedal”, sem acionar o pedal de freio.

Com base nesse caso e outros relatos semelhantes, a Volvo iniciou um recall que afeta cerca de 12 mil veículos híbridos e elétricos fabricados entre 2020 e 2026, incluindo os modelos S60, V60, S90, XC60, XC90, XC40, EX40, EC40 e C40.

A montadora emitiu um alerta pedindo que os proprietários desses modelos evitem temporariamente o uso do modo “B” e da condução com um pedal até que o novo software corretivo seja instalado. Outro recall recente da Volvo convoca recall de mais de 11.500 veículos por falha no software de frenagem mostra que a empresa está atenta a problemas de software.

A atualização já está disponível desde o início de junho e pode ser feita via internet (over-the-air) ou em qualquer concessionária autorizada. O conserto no veículo de Max foi feito gratuitamente, com a nova versão do sistema instalada.

Volvo convoca recall de 12 mil carros após falha de software causar acidente
Crédito da imagem: Carscoops

Em nota, a Volvo declarou que trata o caso com seriedade e que a segurança dos clientes é prioridade máxima. A empresa reforçou que está em contato com os motoristas afetados e orienta todos a realizarem a atualização o quanto antes.

Quem tem um Volvo incluído no recall deve verificar se o veículo já está com a versão atualizada do software. Caso contrário, o uso dos modos “B” e “um pedal” deve ser evitado até que a correção seja aplicada. Para mais informações sobre a marca, confira o Volvo XC60 ultrapassa o clássico 240 e se torna o modelo mais vendido da história da marca.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.