Notícias
Tendência

Volkswagen avalia criar versão GTI do futuro ID.1

Após confirmar o lançamento do ID.2 GTI totalmente elétrico para o próximo ano, a marca estudada a criação de um hatchback ainda menor e mais esportivo: o ID.1 GTI

A Volkswagen confirmou o lançamento do ID.2 GTI totalmente elétrico para o próximo ano, mas estuda a possibilidade de criar um hatchback ainda menor e esportivo: o ID.1 GTI. Kai Grunitz, membro do conselho da VW para Desenvolvimento Técnico, revelou que a produção do ID.1 GTI pode se concretizar, caso haja demanda suficiente por parte dos consumidores.

Enquanto o ID.2 GTI herdará o legado do Polo GTI, que em breve sairá de linha, um possível ID.1 GTI serviria como sucessor do Up! GTI. O menor membro da futura linha GTI seria também o mais acessível, democratizando a experiência de um hot hatch.

Volkswagen aposta no ID.1 para reverter crise na Europa e mira mercado de elétricos acessíveis
Foto: Divulgação/Volkswagen

Em entrevista ao Autocar, Kai Grunitz afirmou: “Poderia acontecer, porque estamos usando módulos da plataforma MEB. Então, é possível. Mas depende de vários fatores, incluindo a reação dos clientes a este carro.”

Grunitz mencionou um potencial conflito com o ID.2 GTI, ligeiramente maior, que será lançado em 2026: “Também temos o ID.Every1 e o ID.2all, que terá uma versão GTI. Ter tudo no ID.1 significaria que não é necessário ter tudo no ID.2. O ID.2 é maior e tem muito mais funções e mais valor.

É o mesmo que com o Up! e o Polo. Então, veremos.” A apresentação do conceito Volkswagen apresenta o conceito ID. Every1, um elétrico popular é um bom indicativo dos planos da montadora para o futuro.

O desempenho de vendas do futuro ID.2 GTI pode ser determinante para a produção do ID.1 GTI, já que a VW está testando o mercado de EVs de alta performance. As regulamentações de emissões mais rigorosas aumentaram drasticamente o custo de pesquisa e desenvolvimento de hot hatches a combustão, tornando os equivalentes elétricos o caminho mais viável nesse segmento.

VW tem os ingredientes certos para um ID.1 GTI compacto

O ID.1 e o ID.2 utilizarão a mesma arquitetura MEB Entry, com um motor único e tração dianteira. No ID.Every1 Concept, o powertrain entrega 94 cv (70 kW), mas o ID.2all Concept possui um motor mais potente, gerando 228 cv (170 kW).

Essa última configuração seria ideal para um ID.1 GTI leve e compacto, transformando-o em um verdadeiro foguete de bolso. Além disso, a Volkswagen volta atrás e confirma botões físicos em futuros modelos, começando com a linha ID, o que pode agradar aos entusiastas da linha GTI.

Além da potência extra, os engenheiros da VW poderiam adicionar um diferencial de deslizamento limitado, suspensão mais firme e freios mais potentes, aprimorando a dirigibilidade do pequeno EV.

A versão de alta performance do ID.1 também se beneficiaria de um design esportivo, com rodas de liga leve exclusivas, para-choques dianteiro e traseiro mais agressivos, saias laterais pronunciadas, aerofólio traseiro e emblemas GTI.

Com o lançamento do VW ID.1 previsto para 2027, uma versão GTI deve levar pelo menos mais dois ou três anos para chegar ao mercado. A expectativa é que os consumidores abracem essa nova era de performance, motivando as montadoras a investir em versões esportivas de seus carros urbanos e subcompactos. Outras montadoras também estão investindo em EVs, como a BMW inicia produção dos Mini JCW elétricos na China, mostrando a tendência do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.