Fotógrafos espiões registraram um protótipo misterioso da Volkswagen em testes no norte da Suécia, levantando suspeitas de que a montadora alemã estaria desenvolvendo uma nova picape para o mercado sul-americano. O modelo, ainda camuflado, aparenta ser uma versão modificada do antigo Tiguan, mas especula-se que possa ser uma mula para um veículo menor que a Amarok.
Caso as especulações se confirmem, a nova picape poderia ser lançada já em meados de 2026, possivelmente com o nome de Udara. O Brasil seria um dos principais mercados-alvo.

Confira os principais detalhes da futura picape da Volkswagen
Rumores indicam que a Udara seria construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada por modelos como Virtus, Nivus e o novo Tera, crossover recentemente lançado no Brasil e que será exportado para diversos países da América Latina e África.
Embora ainda não haja confirmação oficial, é possível que a picape compartilhe opções de motorização com outros veículos da plataforma MQB A0. Isso sugere a possibilidade de versões equipadas com motores 1.0 TSI e 1.4 TSI, com potências de até 150 cv (112 kW / 152 PS).

Se a Volkswagen Udara se tornar realidade, ela deverá competir diretamente com modelos como a Ford Maverick e a Fiat Toro, aquecendo ainda mais o segmento de picapes compactas no Brasil e em outros países da América do Sul.
A Volkswagen já flertou com a ideia de uma nova picape no passado. O conceito Atlas Tanoak, apresentado no Salão de Nova York de 2018, prenunciava um possível concorrente para a Honda Ridgeline. Posteriormente, o conceito Tarok, menor e exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, chegou a ter uma versão de produção prometida para o Brasil, mas o projeto não se concretizou.

A Volkswagen atualmente oferece no Brasil apenas as picapes Saveiro e Amarok.