A SAIC Volkswagen apresentou o novo Teramont Pro na China, um modelo que oferece um vislumbre do redesenhado Atlas. A expectativa é de um crossover de sete lugares maior e com tecnologia mais avançada. A notícia sobre a China pode usar licença da Tesla para ADAS mostra a crescente influência chinesa no setor automotivo.
O Teramont Pro apresenta um design aerodinâmico, com uma grade totalmente fechada ladeada por faróis amplos e uma fascia dianteira esportiva com diversas entradas de ar.
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Em termos de dimensões, o Teramont Pro cresceu e agora mede 5.158 mm de comprimento, 1.991 mm de largura e 1.788 mm de altura. Isso significa que o Teramont Pro é 61 mm mais longo que o Atlas, com um pequeno aumento na largura e altura.
Embora a Volkswagen não tenha detalhado o interior, é possível observar um painel de instrumentos digital, um sistema de infoentretenimento flutuante e uma tela para o passageiro dianteiro. O modelo pode ser equipado com até três telas adicionais, sugerindo um sistema de entretenimento para os passageiros traseiros.
Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se o teto solar panorâmico, o sistema de som Harman Kardon e a iluminação ambiente com 30 cores. Adicionalmente, o veículo oferece um difusor de fragrância e um assento dianteiro do passageiro “queen”, com apoio elétrico para os pés, funções de massagem e ventilação.
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Outros destaques incluem controles de temperatura traseiros e persianas de proteção solar. O console central flutuante e o carregador sem fio para smartphones também chamam a atenção. A Volkswagen inicia entregas das novas Transporter e Caravelle, mostrando seus esforços em outros segmentos.
Novo motor EA888 Evo5 2.0-litros Turbo
O Teramont Pro é impulsionado por um motor EA888 de quinta geração, que promete melhor capacidade de resposta, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Para alcançar esses objetivos, o motor foi amplamente atualizado.
O motor opera no ciclo Miller e utiliza um sistema de combustível de ultra-alta pressão de 500 bar para “atomizar o combustível de forma mais fina”, melhorando a eficiência da combustão, reduzindo emissões e ruído do motor. O modelo também conta com um turbocompressor de geometria variável e um dispositivo de purificação de exaustão que utiliza gases de escape de alta temperatura para “purificar eficientemente substâncias nocivas”.
As mudanças incluem o virabrequim, bielas, pistões e outras peças móveis “compreensivamente reforçadas”. O sistema de lubrificação também foi aprimorado, juntamente com melhorias na admissão e no intercooler.
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Com essas modificações, a potência atinge 268 hp (200 kW / 272 PS) e 400 Nm de torque, um aumento de 51 hp (38 kW / 52 PS) e 50 Nm. Para comparação, o Atlas vendido nos EUA possui um motor EA888 de quarta geração que produz 269 hp (201 kW / 273 PS) e 370 Nm de torque.
O motor está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades e um sistema de tração integral 4Motion. Essa configuração permite que o crossover acelere de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Enquanto isso, a BYD Han L, outro sedã elétrico chinês, impressiona com seus 1086 cv.
O Teramont Pro possui controle adaptativo de chassi DCC e o sistema de assistência ao motorista IQ. Pilot. Este último é classificado como um sistema de direção semi-autônoma L2+ e a Volkswagen também destacou que o modelo possui um “sistema de mordomo de estacionamento”, que oferece assistência remota ao estacionamento.