Notícias
Tendência

Volkswagen Tera será um mini Tiguan para o Brasil

Para concorrer diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian, o Volkswagen Tera estará disponível em várias versões de acabamento

A Volkswagen revelou o Tera, seu novo SUV compacto, durante o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro. O modelo tem lançamento marcado para ainda para o primeiro semestre de 2025 e vai disputar o mercado diretamente com o Renault Kardian e o Fiat Pulse.

A Volkswagen destaca que o Tera foi totalmente projetado, desenvolvido e produzido no Brasil. A fabricação ocorrerá na unidade da empresa em Taubaté, mesma linha de montagem onde é produzido o Polo Track.

Volkswagen Tera será um minin Tiguan no mercado brasileiro
Crédito da imagem: Volkswagen

O modelo será lançado inicialmente no Brasil e, será disponibilizado em outros mercados da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, a VW confirmou que o Tera também será exportado para a África, expandindo sua presença para mais de 25 países.

O Volkswagen Tera estará disponível em cinco versões: 1.0 MPI aspirado, 1.0 TSI com câmbio manual, 1.0 TSI com câmbio automático, Comfort e High (a versão mais completa). Os preços ainda não foram divulgados, mas a previsão é que fiquem entre R$ 100 mil e R$ 140 mil.

Volkswagen Tera será um minin Tiguan no mercado brasileiro
Crédito da imagem: Volkswagen

A versão de entrada do Volkswagen Tera virá com o motor 1.0 MPI, o mesmo do Polo Track. Esse motor de três cilindros oferece 77 cv com gasolina e 84 cv com etanol, além de um torque de 9,6 kgfm (gasolina) e 10,3 kgfm (etanol). Essa configuração contará com câmbio manual de cinco marchas.

O Tera tem como objetivo oferecer um bom custo-benefício, principalmente nas versões mais equipadas. A versão topo de linha, chamada Outfit, será equipada com o motor 1.0 170 TSI, já presente no Virtus e Polo. Esse motor turbo de três cilindros flex entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, além de um torque de 16,8 kgfm. Dependendo da versão, o câmbio será manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.

Volkswagen Tera será um minin Tiguan no mercado brasileiro
Crédito da imagem: Volkswagen

Embora haja muito plástico, a natureza econômica do Tera não é tão evidente quanto no Polo Track. Por dentro, a cabine do Tera segue o manual familiar da Volkswagen. O Tera traz itens como quadro de instrumentos digitais de 10,25″, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 17″, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sensor de chuva, acesso por chave presencial, partida do motor por botão, central multimídia “VW Play” com tela de 10,1″ e seis airbags.

Além disso, conta com driver de velocidade adaptativa (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), ar-condicionado digital, assistente de partida em subidas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, câmera de ré, carregamento de celular por indução e volante com ajustes de altura e profundidade.

Volkswagen Tera será um minin Tiguan no mercado brasileiro
Crédito da imagem: Volkswagen

O visual do Volkswagen Tera chama atenção pela frente, com uma grade estreita e faróis full-LED, além de entradas grandes no para-choque, que, em sua maioria, são fechadas. Na lateral, os para-lamas bem definidos destacam a linha de cintura esportiva, com rodas de liga leve de acabamento diamantado.

Na parte de trás, as lanternas de LED são pequenas e conectadas por uma moldura preta, enquanto o para-choque robusto dá um toque ainda mais forte à aparência do carro. A Volkswagen também caprichou nos detalhes, incluindo silhuetas de modelos fabricados no Brasil no vidro traseiro.

O Tera foi apresentado ao público no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2 de março, e deve ser lançado oficialmente no mercado no primeiro semestre de 2025.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.