A Volkswagen prepara uma grande surpresa para o Carnaval de 2025. No dia 2 de março, durante os festejos carnavalescos, a marca alemã apresentará oficialmente o seu mais novo SUV compacto, o Tera.
O palco escolhido para a revelação do modelo é o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O Tera será produzido na fábrica de Taubaté (SP). A Volkswagen tem utilizado temas carnavalescos para divulgar detalhes do novo SUV.

As imagens divulgadas mostram a dianteira do Volkswagen Tera, revelando o conjunto óptico com luzes de rodagem diurna em LED e faróis também em LED. Os arcos de roda são pronunciados e os retrovisores apresentam um novo design, diferente do utilizado em outros modelos da marca como Polo, T-Cross e Nivus. Falando em T-Cross, a Fipe Carros noticiou recentemente que o Volkswagen T-Cross atinge marca de 500 mil unidades produzidas no Brasil.
Na traseira, as lanternas invadem levemente a lateral do SUV, característica já presente em outros modelos da Volkswagen. A marca destaca que o Tera possui “duas expressões luminosas distintas na parte de trás”, uma de luz de posição e outra mais intensa, com elementos aparentes em outras formas.
De acordo com a Volkswagen, o Tera foi totalmente desenvolvido e desenhado no Brasil, e chega para inaugurar um novo segmento para a marca. O modelo competirá diretamente com Renault Kardian, Fiat Pulse e Kia Stonic.
O design do Tera apresenta características típicas do segmento de SUVs compactos, como acabamento em plástico nos arcos de roda e na base do veículo. Os arcos de roda são bem pronunciados e as rodas possuem acabamento diamantado, sendo esta uma exclusividade da versão topo de linha.
O Volkswagen Tera chegará em março com motor 170 TSI, oferecendo até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. As versões de entrada terão câmbio manual, enquanto as versões intermediárias contarão com câmbio automático de 6 marchas.

Esse motor é o mesmo utilizado no Polo e nas versões de entrada do Virtus, o que faz do Tera uma opção mais acessível dentro da linha de SUVs da Volkswagen, ficando abaixo do T-Cross e do Nivus. Produzido sobre a plataforma MQB A0, o Tera chega para se tornar o SUV mais vendido da Volkswagen no Brasil.
Além disso, a Toyota também deve lançar o Yaris Cross ainda este ano, assim como a Honda com o novo WR-V, tornando o mercado de SUVs compactos bem competitivo em 2025. O Tera, o novo SUV da Volkswagen, ficará com um preço entre o Polo e o Nivus e será produzido em Taubaté (SP), na mesma linha de montagem do Polo.