O Volkswagen Tera 2026, que já foi visto várias vezes em testes e teve seu nome escolhido por meio de uma votação popular, fez uma aparição quase “VIP” na última edição do Rock In Rio. Agora, o modelo tem data confirmada para chegar ao Brasil, para enfrentar concorrentes como o Fiat Pulse, Renault Kardian e um futuro SUV da Chevrolet, que será baseado na plataforma do Onix. A estreia será no dia 2 de março de 2025, durante o Carnaval carioca.
Além disso, a Toyota também deve lançar o Yaris Cross ainda este ano, assim como a Honda com o novo WR-V, tornando o mercado de SUVs compactos bem competitivo em 2025. O Tera, o novo SUV da Volkswagen, ficará com um preço entre o Polo e o Nivus e será produzido em Taubaté (SP), na mesma linha de montagem do Polo.
![Volkswagen Tera será lançado oficialmente em março 2 Flagra: Volkswagen Tera circula em Campos do Jordão antes da estreia no mercado](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/01/tera-flagra-4.webp)
O Volkswagen Tera chegará em março com motor 170 TSI, oferecendo até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. As versões de entrada terão câmbio manual, enquanto as versões intermediárias contarão com câmbio automático de 6 marchas.
Esse motor é o mesmo utilizado no Polo e nas versões de entrada do Virtus, o que faz do Tera uma opção mais acessível dentro da linha de SUVs da Volkswagen, ficando abaixo do T-Cross e do Nivus. Produzido sobre a plataforma MQB A0, o Tera chega para se tornar o SUV mais vendido da Volkswagen no Brasil.
Imagens recentes revelaram que o novo Volkswagen Tera terá um tamanho parecido com o do Polo, mas com um visual mais alto e largo. O design seguirá a tendência dos últimos modelos da marca na Europa e América do Norte. Na frente, ele terá faróis e grade semelhantes aos do Nivus, mas com um para-choque único, com detalhes em preto que destacam o contraste com a cor da carroceria.
Na traseira, o para-choque terá acabamentos prata, enquanto as lanternas serão conectadas por uma faixa preta, criando um visual bem característico. Por dentro, de acordo com a revista Autoesporte, o modelo de entrada da VW contará com um painel inspirado no Skoda Fabia.