A Volkswagen está expandindo sua linha de SUVs compactos com o lançamento do Tera, um modelo projetado para mercados emergentes como o Brasil e a Índia. Flagrado em testes com pouca camuflagem, o novo SUV tem estreia prevista para o dia 2 de março, durante o Carnaval no Rio de Janeiro.
O modelo terá preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, abrangendo uma faixa ampla dentro do segmento. O Tera se posicionará como o SUV mais acessível da Volkswagen na América do Sul, abaixo do T-Cross (que passou por um facelift recente) e do Nivus. Com isso, competirá diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian.

Na frente, como já revelado em teasers, os faróis serão bem integrados ao desenho da grade, enquanto o para-choque contará com uma grande abertura inferior. Nas laterais, a Volkswagen destacará o estilo SUV, com altura generosa em relação ao solo e acabamentos plásticos ao redor das rodas.
Na traseira, as lanternas serão unidas por uma barra preta, mas sem iluminação contínua como em modelos mais caros da marca. Apesar de, em algumas imagens, parecer que há uma conexão de LEDs, isso é apenas um efeito da camuflagem.
As fotos de flagra revelam que, apesar de compartilhar a plataforma MQB-A0 com o Skoda Kylaq (lançado na Índia), o VW Tera não possui painéis de carroceria em comum com o modelo checo. Em vez disso, adota elementos de design de outros SUVs da Volkswagen, remetendo a um “Tiguan em miniatura”, alinhando-se com teasers oficiais divulgados anteriormente.
Plataforma e Motorização
O VW Tera utiliza a plataforma MQB-A0, a mesma de modelos como o Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Informações indicam que o SUV terá uma distância entre eixos de 2.566 mm, a mesma do Polo Track, porém com uma altura maior.
Sob o capô, espera-se que o Tera venha equipado com o motor 1.0 TSI de três cilindros da Volkswagen, bicombustível (gasolina e etanol). A tração será dianteira, com opções de câmbio manual e automático.

A produção do VW Tera está programada para começar na fábrica da Volkswagen em Taubaté, Brasil, nos próximos meses. O lançamento na Índia está previsto para 2026, expandindo o alcance do modelo para outro mercado emergente importante. A Volkswagen vende Saveiro Robust para CNPJ com ótimos descontos.