Notícias
Tendência

Volkswagen Tera é revelado no Carnaval e chega para brigar com Pulse e o Kardian

Com cinco versões de acabamento, o Volkswagen Tera é apresentado ao Brasil durante o Carnaval carioca, mas seu lançamento oficial está previsto apenas para maio

Seis meses depois de ter sido visto ainda camuflado no Rock in Rio, o Volkswagen Tera foi apresentado oficialmente durante o Carnaval do Rio de Janeiro. O novo SUV de entrada da marca alemã fez sua estreia no Sambódromo Marquês de Sapucaí e chamou a atenção do público. O lançamento oficial está marcado para maio, e as primeiras unidades deverão ser entregues na metade do ano.

Produzido em Taubaté, São Paulo, o Volkswagen Tera é um SUV compacto construído sobre a plataforma MQB-A0 do Polo, posicionado como um dos modelos mais acessíveis da categoria. Com isso, ele competirá diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian, que inauguraram o segmento de mini SUVs de entrada.

Volkswagen Tera é revelado no Carnaval e chega para brigar com Pulse e o Kardian
Crédito da imagem: Volkswagen

Confira a lista de equipamentos do Volkswagen Tera Outfit com o pacote Adas

O Volkswagen Tera traz itens como quadro de instrumentos digitais de 10,25″, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 17″, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sensor de chuva, acesso por chave presencial, partida do motor por botão, central multimídia “VW Play” com tela de 10,1″ e seis airbags.

Além disso, conta com driver de velocidade adaptativa (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), ar-condicionado digital, assistente de partida em subidas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, câmera de ré, carregamento de celular por indução e volante com ajustes de altura e profundidade.

Volkswagen Tera é revelado no Carnaval e chega para brigar com Pulse e o Kardian
Crédito da imagem: Volkswagen

Por fim, inclui descanso de braço dianteiro, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de LED com acendimento automático, iluminação ambiente de LED, detector de fadiga, sistema Start-Stop, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, volante multifuncional com shift paddles e freios a disco nas quatro rodas.

Confira a motorização e detalhes do Volkswagen Tera

O Volkswagen Tera terá uma versão de entrada equipada com o motor 1.0 MPI, o mesmo usado no Polo Track. Esse motor aspirado de três cilindros entrega 77 cv quando abastecido com gasolina e 84 cv com etanol, além de um torque de 9,6 kgfm (gasolina) e 10,3 kgfm (etanol). Nessa configuração, o câmbio será sempre manual de cinco marchas.

O VW Tera chega ao mercado com a proposta de oferecer um bom custo-benefício, especialmente nas versões mais completas. O modelo topo de linha, chamado Outfit, vai ser equipado com o motor 1.0 170 TSI, o mesmo já usado no Virtus e no Polo. Esse motor turbo de três cilindros flex entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, além de um torque de 16,8 kgfm. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.

Volkswagen Tera é revelado no Carnaval e chega para brigar com Pulse e o Kardian
Crédito da imagem: Volkswagen

Volkswagen Tera possuirá quatro opções no catálogo. São elas:

  • MPI motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas;
  • TSI motor 170 TSI e câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
  • Comfort motor 170 TSI e câmbio automático de seis marchas;
  • High motor 170 TSI e câmbio automático de seis marchas;

O Volkswagen Tera contará com sistemas ADAS de condução semiautônoma. Os preços ainda não foram divulgados, mas especula-se que se aproximem dos do Polo Highline (R$ 127.490), posicionando-o próximo ao Nivus e T-Cross Sense, porém com um pacote de equipamentos mais completo. Vale lembrar que a Volkswagen Saveiro Extreme é anunciado em março com mega desconto R$ 18.590 para esgotar estoque.

O aumento generalizado dos preços dos automóveis no Brasil impulsionou a demanda por SUVs menores. Os chamados SUVs compactos, como o T-Cross e o Nivus, alcançaram patamares de preço que se aproximam dos SUVs médios, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, evidenciando a necessidade de opções mais acessíveis. Inclusive, a Volkswagen prepara facelift de meia-vida para o Taigo na Europa.

Volkswagen Tera é revelado no Carnaval e chega para brigar com Pulse e o Kardian
Crédito da imagem: Volkswagen

Com dimensões semelhantes às do Polo, o novo SUV compacto se destaca pelo design moderno e robusto, criando a impressão de ser maior do que o hatchback. Na dianteira, os faróis seguem o padrão da marca, com a grade conectada aos faróis por um filete cromado. As luzes diurnas formam pequenos traços na parte superior, e a grade central é ampla.

Nas laterais, a linha de cintura ascendente e os grandes culotes na traseira, com vincos sinuosos, conferem um visual “musculoso” ao SUV. Esses contornos elevam as lanternas e contribuem para um porte mais robusto em relação ao Polo. Na traseira, o conjunto óptico repete a assinatura de LEDs vista na dianteira, com traços pontilhados que conferem sofisticação. A versão topo de linha High apresenta detalhes cinzas que acentuam a esportividade.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.