Seis meses depois de ter sido visto ainda camuflado no Rock in Rio, o Volkswagen Tera foi apresentado oficialmente durante o Carnaval do Rio de Janeiro. O novo SUV de entrada da marca alemã fez sua estreia no Sambódromo Marquês de Sapucaí e chamou a atenção do público. O lançamento oficial está marcado para maio, e as primeiras unidades deverão ser entregues na metade do ano.
Produzido em Taubaté, São Paulo, o Volkswagen Tera é um SUV compacto construído sobre a plataforma MQB-A0 do Polo, posicionado como um dos modelos mais acessíveis da categoria. Com isso, ele competirá diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian, que inauguraram o segmento de mini SUVs de entrada.

Confira a lista de equipamentos do Volkswagen Tera Outfit com o pacote Adas
O Volkswagen Tera traz itens como quadro de instrumentos digitais de 10,25″, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 17″, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sensor de chuva, acesso por chave presencial, partida do motor por botão, central multimídia “VW Play” com tela de 10,1″ e seis airbags.
Além disso, conta com driver de velocidade adaptativa (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), ar-condicionado digital, assistente de partida em subidas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, câmera de ré, carregamento de celular por indução e volante com ajustes de altura e profundidade.

Por fim, inclui descanso de braço dianteiro, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de LED com acendimento automático, iluminação ambiente de LED, detector de fadiga, sistema Start-Stop, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, volante multifuncional com shift paddles e freios a disco nas quatro rodas.
Confira a motorização e detalhes do Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera terá uma versão de entrada equipada com o motor 1.0 MPI, o mesmo usado no Polo Track. Esse motor aspirado de três cilindros entrega 77 cv quando abastecido com gasolina e 84 cv com etanol, além de um torque de 9,6 kgfm (gasolina) e 10,3 kgfm (etanol). Nessa configuração, o câmbio será sempre manual de cinco marchas.
O VW Tera chega ao mercado com a proposta de oferecer um bom custo-benefício, especialmente nas versões mais completas. O modelo topo de linha, chamado Outfit, vai ser equipado com o motor 1.0 170 TSI, o mesmo já usado no Virtus e no Polo. Esse motor turbo de três cilindros flex entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, além de um torque de 16,8 kgfm. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.

Volkswagen Tera possuirá quatro opções no catálogo. São elas:
- MPI – motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas;
- TSI – motor 170 TSI e câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
- Comfort – motor 170 TSI e câmbio automático de seis marchas;
- High – motor 170 TSI e câmbio automático de seis marchas;
O Volkswagen Tera contará com sistemas ADAS de condução semiautônoma. Os preços ainda não foram divulgados, mas especula-se que se aproximem dos do Polo Highline (R$ 127.490), posicionando-o próximo ao Nivus e T-Cross Sense, porém com um pacote de equipamentos mais completo. Vale lembrar que a Volkswagen Saveiro Extreme é anunciado em março com mega desconto R$ 18.590 para esgotar estoque.
O aumento generalizado dos preços dos automóveis no Brasil impulsionou a demanda por SUVs menores. Os chamados SUVs compactos, como o T-Cross e o Nivus, alcançaram patamares de preço que se aproximam dos SUVs médios, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, evidenciando a necessidade de opções mais acessíveis. Inclusive, a Volkswagen prepara facelift de meia-vida para o Taigo na Europa.

Com dimensões semelhantes às do Polo, o novo SUV compacto se destaca pelo design moderno e robusto, criando a impressão de ser maior do que o hatchback. Na dianteira, os faróis seguem o padrão da marca, com a grade conectada aos faróis por um filete cromado. As luzes diurnas formam pequenos traços na parte superior, e a grade central é ampla.
Nas laterais, a linha de cintura ascendente e os grandes culotes na traseira, com vincos sinuosos, conferem um visual “musculoso” ao SUV. Esses contornos elevam as lanternas e contribuem para um porte mais robusto em relação ao Polo. Na traseira, o conjunto óptico repete a assinatura de LEDs vista na dianteira, com traços pontilhados que conferem sofisticação. A versão topo de linha High apresenta detalhes cinzas que acentuam a esportividade.