Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs até a segunda quinzena de maio

Mesmo com uma leve queda no volume de vendas, o Volkswagen T-Cross liderou com folga o segmento de SUVs em maio
Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs até a segunda quinzena de maio
Crédito da imagem: Toriba Vw Fuad São Paulo, SP

O Volkswagen T-Cross continua dominando com folga o mercado de SUVs no Brasil. Nenhum outro modelo da categoria chega perto do desempenho nas vendas que o SUV da marca alemã tem alcançado. E em maio não foi diferente: ele manteve a liderança com uma vantagem de mais de 1.500 unidades sobre o segundo colocado. Confira os carros mais vendidos do Brasil em maio de 2025.

De acordo com dados da Fenabrave, o Volkswagen T-Cross teve 4.819 unidades emplacadas no mês, uma leve queda de 4,1% em relação a abril. Ainda assim, no acumulado de 2025, segue isolado no topo com 31.312 unidades vendidas até agora.

Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs até a segunda quinzena de maio
Crédito da imagem: Toriba Vw Fuad São Paulo, SP

Na segunda posição entre os SUVs médios está o Toyota Corolla Cross, com 3.307 unidades vendidas em maio — uma queda de 14,3% em relação a abril. Mesmo com essa baixa, ele lidera o segmento no acumulado de 2025, somando 22.549 emplacamentos.

O Honda HR-V aparece em terceiro lugar, com 3.227 unidades vendidas no mês e 22.646 no total do ano. Logo atrás vem o Hyundai Creta, que teve 2.921 unidades comercializadas em maio e já soma 22.351 no ano. Fechando o top 5, o Jeep Compass teve 2.874 unidades vendidas no mês.

O Volkswagen T-Cross fechou 2024 como o SUV mais vendido do Brasil. Um dos principais motivos foi o grande volume de vendas diretas, especialmente para o público PcD, que aproveitou as vantagens da versão Sense com isenção de impostos. Das 83.995 unidades vendidas no ano, mais da metade (44.223) foi para esse tipo de venda, incluindo também taxistas, locadoras e empresas.

A Volkswagen, aliás, teve um ótimo desempenho no mercado brasileiro em 2024. Foram 400.379 veículos vendidos, número que representa o segundo melhor resultado da marca em dez anos — um crescimento de mais de 55 mil carros em comparação com 2023.

Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs até a segunda quinzena de maio
Crédito da imagem: Toriba Vw Fuad São Paulo, SP

Motorização do Volkswagen T-Cross 2026

Já o Volkswagen T-Cross 2026 continua com duas opções de motor turbo: o 1.0 TSI de até 128 cavalos e o 1.4 TSI com até 150 cavalos. Ambos são sempre acompanhados de câmbio automático de seis marchas — o câmbio manual saiu de linha em 2021.

Segundo o Inmetro, os modelos do T-Cross com motor 1.0 fazem 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol; com gasolina, o consumo sobe para 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Já na versão 1.4 turbo, os números são parecidos: 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, e 11,7 km/l e 14 km/l com gasolina.

Entre os destaques de equipamentos, o Volkswagen T-Cross vem bem completo: painel digital de 10,25 polegadas, rodas de liga leve aro 17, bancos com partes em couro, rack de teto prateado e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Outros itens de conforto e tecnologia incluem ar-condicionado digital com filtro, carregador de celular por indução, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, faróis em LED com luz diurna, fixação ISOFIX para cadeirinhas, sensor de chuva, iluminação ambiente, sistema Start & Stop, central multimídia VW Play com tela de 10,1″ e espelhamento de celular, além de volante multifuncional em couro com borboletas para troca de marchas.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.