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Volkswagen confirma produção da picape Udara no Brasil

Conhecida internamente como projeto Udara (VW 247), a Volkswagen do Brasil reafirmou, em comunicado oficial nesta segunda-feira (24), a produção de sua nova picape no país

A Volkswagen do Brasil reafirmou, em comunicado oficial nesta segunda-feira (24), a produção de sua nova picape, conhecida internamente como projeto Udara (VW 247). A montadora também celebrou a marca de 500 mil unidades produzidas do T-Cross, além do alcance de 3 milhões de veículos fabricados em 26 anos na planta de São José dos Pinhais (PR).

A fabricação da Udara, confirmada inicialmente em junho do ano passado, será realizada na fábrica paranaense. O objetivo é que a picape concorra no segmento de compactas/médias, disputando mercado com modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e a futura Renault Niagara. A produção também atenderá ao mercado de exportação, conforme informou César Drazul, gerente da unidade do Paraná.

A VW Udara contará com o motor 1.5 eTSI EVO 2, que será fabricado em São Carlos (SP) como parte dos investimentos já anunciados pela Volkswagen. Na Europa, esse motor 1.5 TSI Evo2 é oferecido em diferentes configurações. Na versão a combustão, varia entre 130 cv e 150 cv. Com a tecnologia híbrida nível (MHEV) de 48V, mantém os 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Também existem versões híbridas (HEV) com 170 cv e 180 cv, além de uma opção híbrida plug-in (PHEV) que entrega 204 cv. No caso do VW Udara, o modelo utilizará o motor 1.5 eTSI Evo2 com o sistema MHEV de 48V. Como no Brasil ele será flex, é esperado que a potência e o torque fiquem acima dos 150 cv e 25,5 kgfm da versão europeia. O câmbio será automatizado de dupla composta com sete marchas.

A planta de São José dos Pinhais receberá um investimento de R$ 3 bilhões, parte de um pacote de R$ 16 bilhões que a montadora destinará ao Brasil até 2028. Drazul afirmou que a nova picape “promete revolucionar o segmento”, embora detalhes como data de lançamento e especificações técnicas ainda não tenham sido divulgados.

“Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento. Aguardem!”, declarou César Drazul, Plant Manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

O desenvolvimento da Udara está em andamento. Em 2024, o modelo foi flagrado em testes no Brasil utilizando carrocerias de outros veículos como “mulas” – prática comum para avaliar componentes antes do design final. Inicialmente, um Virtus com para-lamas alargados foi avistado. Posteriormente, imagens mostraram um Tiguan adaptado, com eixo rígido traseiro e molas semi-elípticas, configuração semelhante à da Fiat Strada, indicando robustez e capacidade de carga.

Testes também apontaram a presença de um engate traseiro, sugerindo foco na capacidade de reboque. A plataforma escolhida é a MQB A0, a mesma utilizada em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Estima-se que a Udara tenha 4,75 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, posicionando-se entre a Saveiro e a Amarok.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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