A Volkswagen já prepara terreno para a chegada do novo SUV Tera 2026, previsto para estrear em maio. Para dar espaço ao modelo nas concessionárias, a marca decidiu enxugar a linha Polo, retirando quatro versões do hatch. Além da esportiva GTS, que já havia saído de cena, agora também ficam de fora as configurações MPI 1.0 manual, TSI 1.0 turbo manual e Comfortline 1.0 turbo automática.
Mesmo com esse corte, o Polo 2026 segue disponível em quatro versões: Track e Robust, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual; além das opções turbo automáticas Sense e Highline. No entanto, quem procura um Polo com câmbio manual e visual mais completo — incluindo faróis de LED — vai sentir falta de opções. A única mudança oficial no modelo até agora foi a inclusão da central multimídia VW Play como item de série na versão Sense automática.

Principais tópicos
O motivo é abrir espaço para a chegada do Tera, novo SUV compacto da marca que deve estrear com preço em torno de R$ 100 mil — valor similar ao do antigo Polo MPI. A versão de entrada do Tera usará justamente o motor 1.0 aspirado com câmbio manual de cinco marchas, enquanto a topo de linha High pode ultrapassar os R$ 140 mil.
Apesar do anúncio feito pela VW no dia 11 de abril, os preços atualizados ainda não foram divulgados. No site da montadora, o Polo ainda aparece como ano-modelo 2025, com valores que variam de R$ 95.790 nas versões Track e Robust, até R$ 131.650 na topo de linha Highline.
Confira os preços do Volkswagen Polo 2026:
Polo Track 1.0 MPI – R$ 95.790
Polo Robust 1.0 MPI – R$ 95.790
Polo Sense 170 TSI – R$ 107.990
Polo Highline 170 TSI – R$ 131.650
No Volkswagen Polo 2026, é possível encontrar itens como piloto automático, seis alto-falantes, ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, bancos com revestimento premium, carregamento de celular por indução, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, câmera traseira, direção elétrica e faróis de LED com luz de condução diurna em LED integrada.
O modelo traz ainda itens como fixação para cadeirinha infantil com sistema ISOFIX/Top Tether, faróis com função “Coming/Leaving Home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, iluminação no porta-malas, painel de instrumentos digital de 10,25″, sistema multimídia “VW Play” com tela touchscreen de 10,1″ e App-Connect, além de tomadas USB do tipo C.