A Stellantis e a CATL anunciaram um investimento conjunto de até €4,1 bilhões em uma fábrica de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) em Zaragoza, Espanha. A previsão é que a unidade comece a operar até o final de 2026, com capacidade de produção de até 50 GWh, dependendo das condições de mercado e do apoio regulatório da Espanha e da União Europeia.
Para a Stellantis, o projeto representa um avanço significativo na produção de veículos elétricos (VEs) na Europa. A montadora adota uma abordagem de dupla química, utilizando baterias de íons de lítio de níquel, manganês e cobalto (NMC) e baterias LFP para atender às diferentes necessidades dos clientes.

A fábrica de Zaragoza se concentrará no fornecimento de sistemas de baterias acessíveis e duráveis para veículos dos segmentos B e C, incluindo carros de passeio, crossovers e SUVs.
Este empreendimento se baseia em um memorando de entendimento (MOU) não vinculativo assinado em novembro de 2023 entre a Stellantis e a CATL. O acordo previa planos para a produção local de células e módulos de baterias LFP na Europa e uma colaboração de longo prazo para o avanço da tecnologia de baterias para VEs.
