O Volkswagen Nivus 2025, um SUV cupê que nasceu com design marcante, passou por uma reestilização que trouxe melhorias e algumas peculiaridades. Desenvolvido no Brasil por José Carlos Pavone, o modelo tinha o desafio de manter seu apelo visual, enquanto incorporava novidades.
A linha 2025 chega com preços a partir de R$ 143.490 na versão Comfortline, chegando a R$ 169.260 na versão Highline com todos os opcionais, incluindo o kit Outfit e o pacote Adas, além da pintura especial Azul Turbo.
O kit Outfit, que adiciona detalhes estéticos em preto brilhante e rodas escurecidas, pode não agradar a todos, mas o interior com couro azul pode ser um diferencial. Já o pacote Adas é recomendado, por trazer itens como estacionamento autônomo, assistente de mudança e permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, detector de ponto cego e piloto automático adaptativo com função stop and go.
A paleta de cores do Volkswagen Nivus 2025 também foi atualizada, com a descontinuação do Azul Biscay e a introdução de dois novos tons: o arrojado Azul Turbo e o mais discreto Azul Titan.
Em termos de equipamentos de série, o Volkswagen Nivus Highline inclui vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com rebatimento automático, chave presencial, faróis full-LED, painel digital, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, volante em couro com ajustes, bancos em couro, sensores de estacionamento, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, seis airbags, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e central multimídia com internet embarcada, Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Apesar de melhorias no acabamento, como o novo couro do volante e dos bancos, o Volkswagen Nivus 2025 ainda apresenta plásticos de qualidade inferior em algumas áreas do painel e das portas, com acabamento em tecido nas laterais.
A central multimídia VW Play de segunda geração, agora com sobrenome Connect, oferece internet embarcada, mais velocidade e menus revistos, mas apresenta alguns bugs no CarPlay. O espaço interno é semelhante ao do Polo, sendo mais confortável para os passageiros dianteiros e limitados atrás.
A dirigibilidade do Nivus sempre foi um ponto positivo, mas o modelo 2025 sofreu alterações na programação do motor 1.0 TSI de 128 cv, resultando em um delay no acelerador devido às leis de emissões de poluentes.
Apesar disso, o carro ainda oferece um bom desempenho e retomadas, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Os números de consumo melhoraram, com médias de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol, e 12,4 km/l e 14,8 km/l com gasolina, respectivamente.
O Nivus se destaca na plataforma MQB-A0 pela dinâmica de direção, com suspensão que equilibra conforto e estabilidade, e direção com boa resposta do asfalto. No entanto, o câmbio automático de seis marchas apresenta trocas lentas, indecisões e trancos na mudança de ré para drive, necessitando de atualização.
O Volkswagen Nivus Highline 2025 se posiciona como uma opção atraente para quem busca um SUV com design esportivo, bom desempenho e tecnologia embarcada, apesar de alguns pontos negativos no acabamento e no espaço interno.
O preço elevado pode ser um fator limitante, mas a lista de equipamentos e a dinâmica de direção o colocam como uma opção interessante no segmento. O autor da avaliação questiona: “Você teria um Volkswagen Nivus 2025?” e convida o leitor a comentar.