A Volkswagen iniciou a comercialização da nova geração do Tiguan no México, produzido em sua fábrica de Puebla. O SUV médio, derivado do Tayron, chega ao mercado mexicano em três versões: Trendline, Comfortline e R-Line.
A motorização surpreende, com a manutenção do motor 1.4 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 mkgf de torque, ao invés do motor 2.0 a gasolina de 204 cv disponível nos EUA. O câmbio é o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira. Inicialmente, o modelo está disponível apenas na versão de 5 lugares.

Espera-se que a opção com 7 lugares seja lançada em breve, substituindo o Tiguan Allspace, cuja produção foi encerrada no México. Carlos Henry, diretor-geral da Volkswagen no México, confirmou que o lançamento no Brasil ocorrerá ainda este ano. A Volkswagen também tem outros modelos com novidades no mercado.
O Tayron foi apresentado pela Volkswagen no Salão de Paris 2024.
A nova geração do Tiguan europeu, diferente da versão mexicana, é um SUV intermediário, posicionado como o Taos. A versão mexicana, construída sobre a plataforma MQB Evo do Tayron, possui dimensões maiores. É importante estar atento aos preços de carros para comparar as versões e modelos disponíveis.

De acordo com a ficha técnica disponível no site da VW do México, o novo Tiguan de 5 lugares possui 4,67 metros de comprimento, 1,66 m de altura, 1,86 m de largura e 2,79 m de distância entre-eixos. O porta-malas oferece 750 litros de capacidade, expansíveis para 1.668 litros com o banco traseiro rebatido.
O interior do novo Tiguan apresenta um design moderno e tecnológico, com poucos botões e uma tela central de 15 polegadas (na versão R-Line). O sistema multimídia permite ajustar modos de condução, configurações de ar-condicionado, assistentes de condução semiautônoma, iluminação ambiente e sistema de som. Na Europa, a tela também inclui assistente de voz integrado ao ChatGPT.

No México, o Tiguan parte de 599.990 pesos, o Comfortline 1.4 custa 677.990 pesos e o R-Line 1.4 TSI tem o preço de 771.990 pesos.