A Volkswagen deu início à produção do seu novo SUV, o Tera, na planta de Taubaté, interior de São Paulo. O anúncio foi feito quase duas semanas após a apresentação do modelo pela marca alemã. A fabricação do Tera faz parte do investimento de R$ 16 bilhões que a Volkswagen planeja realizar até 2028 no Brasil. O modelo foi desenvolvido inteiramente pela engenharia brasileira da Volkswagen.
A Volkswagen anunciou a contratação de 260 novos funcionários e prevê a criação de até 2,6 mil empregos indiretos. As admissões começaram em janeiro e devem continuar até o próximo mês. A fábrica de Taubaté conta com 2,9 mil trabalhadores e é responsável pela produção do Polo Track e do Novo Polo.

A produção em Taubaté não atenderá apenas ao mercado interno, mas também abastecerá outros países da América do Sul e o continente africano, totalizando 25 países. Embora este seja o segundo evento sobre o Tera, a Volkswagen ainda não divulgou detalhes técnicos como motorização, dimensões, desempenho e preços. Essas informações serão reveladas no lançamento oficial do SUV, previsto para o primeiro semestre.
A Volkswagen já adiantou que o Tera será posicionado abaixo do Nivus, cujo preço inicial é de R$ 143 mil. Com isso, espera-se que o novo SUV tenha preços entre R$ 100 mil e R$ 135 mil.
Essa faixa de preço o colocaria em competição direta com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e até o Citroën Basalt. Além desses SUVs, o Tera também disputará mercado com Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

O que esperar do novo Volkswagen Tera?
Construído sobre a plataforma MQB-A0, o Tera deve compartilhar o mesmo entre-eixos do Polo, também produzido em Taubaté. A expectativa é que o SUV venha equipado com o motor 170 TSI de três cilindros, capaz de gerar 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, além de 16,8 kgfm de torque. As opções de transmissão devem incluir câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco velocidades.
O Tera deve ser oferecido em quatro versões, com a topo de linha denominada “High”. Similar ao que já acontece com o Nivus, o Tera também deve receber o pacote “outfit”, que adiciona detalhes escurecidos à carroceria.

A versão mais completa deve trazer painel de instrumentos Active Info Display de 10,25 polegadas (o mesmo de Polo e Nivus), central multimídia VW Play Connect de 10”, pacote ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor), faróis e lanternas em LED e carregador de celular por indução. A Volkswagen Nivus GTS aparece sem disfarces e estreia ainda no primeiro semestre de 2025.