A Volkswagen elevou o padrão para veículos elétricos com o ID.7 Pro S, demonstrando que eficiência, autonomia e desempenho podem coexistir em um sedã elétrico de produção em massa. Em um recente teste na pista de Nardò, na Itália, o ID.7 alcançou impressionantes 941 km com uma única carga de bateria, superando em 32,7% sua autonomia oficial de 709 km, medida pelo padrão europeu WLTP.
Durante o teste, o consumo de energia do ID.7 foi de apenas 9,2 kWh por 100 km, equivalente à eficiência de aproximadamente 1 litro de diesel para a mesma distância. Esse resultado notável é atribuído à combinação de uma bateria líquida de 86 kWh (útil), aerodinâmica avançada com um coeficiente de arrasto de 0,23, e um sistema de propulsão de última geração, o APP550, que entrega 286 cv de potência e 545 Nm de torque.
O teste foi realizado em condições climáticas frias, entre 5 e 15 graus Celsius, que normalmente demandam mais energia para aquecimento. Mesmo assim, o ID.7 superou as expectativas, indicando seu potencial para atingir marcas ainda melhores em condições climáticas mais favoráveis.
Embora o teste tenha sido focado em maximizar a eficiência, a Volkswagen informou que as condições simuladas eram semelhantes ao tráfego urbano, com uma velocidade média de 29 km/h. Dados do TomTom Traffic Index mostram que essa velocidade média é compatível com grandes cidades como Hamburgo (22 km/h) e Amsterdã (31 km/h). Isso sugere que, no uso diário urbano, o ID.7 pode oferecer uma autonomia superior à média.
Além da sua autonomia, o ID.7 também se destaca pela recarga rápida. O modelo suporta até 200 kW de carga DC, possibilitando adicionar 244 km de alcance em apenas 10 minutos. Uma carga de 10% a 80% pode ser concluída em cerca de 26 minutos, o que o torna prático para viagens mais longas.
O ID.7 está se mostrando um sucesso de vendas para a Volkswagen. Ele já está superando o tradicional Passat em número de pedidos na Europa, consolidando-se como uma opção elétrica para motoristas de longa distância e frotas corporativas. Em novembro de 2024, o ID.7 alcançou a 6ª posição entre os veículos elétricos mais vendidos na Europa, ficando atrás apenas do Tesla Model Y e do ID.4, também da Volkswagen.
A Volkswagen descreve o ID.7 como “um veículo de produção em série projetado para oferecer o máximo de eficiência”, e os resultados do teste em Nardò comprovam essa afirmação. Com a expansão da linha elétrica da Volkswagen, o ID.7 se consolida como um marco, sendo um modelo prático e elegante, ideal tanto para o uso diário quanto para viagens de longa distância.