A Volkswagen confirmou que o ID.1, seu novo veículo elétrico de entrada, será produzido na fábrica de Autoeuropa, em Setúbal, Portugal. O modelo, que teve um preview recente com o conceito ID. Every 1 (saiba mais em Volkswagen apresenta o conceito ID. Every1, um elétrico popular), é estratégico para a marca por ser um EV de baixo custo, com preço estimado em 20.000 euros (cerca de R$ 110.000).
A escolha de Portugal se justifica pelos menores custos de mão de obra e energia, essenciais para viabilizar a produção de um carro elétrico compacto e acessível, que competirá diretamente com o BYD Seagull no mercado europeu. Recentemente, a BYD adiou o lançamento do sedã elétrico Qin L EV, mostrando as dinâmicas do mercado.

Thomas Schaefer, CEO da VW, declarou que a fábrica de Setúbal é uma das mais eficientes da empresa na Europa e que o ID.1 será fundamental para atrair novos consumidores à marca. Ele também mencionou a possibilidade de utilizar fornecedores chineses para componentes do ID.1, visando reduzir ainda mais os custos em comparação com peças de origem local.
Confirta todo os detalhes do Volkswagen ID.1
O ID.1 terá dimensões entre o Polo e o Up!, mas com espaço interno semelhante ao do Polo. Assim como o conceito, a versão de produção será baseada na plataforma MEB de tração dianteira da VW e terá um motor elétrico de 94 cv. A capacidade da bateria ainda não foi divulgada.

Este será o primeiro modelo da VW a utilizar a arquitetura elétrica desenvolvida em parceria com a Rivian. A colaboração entre as duas empresas foi anunciada no ano passado, com um investimento de US$ 5,8 bilhões da VW na fabricante americana de EVs.
Os primeiros veículos do Grupo VW a utilizar a nova arquitetura serão da Porsche e Audi, com lançamento previsto para 2027. Inclusive, a Porsche Taycan 2025 chega ao Brasil com novidades.

Arno Antlitz, CFO do Grupo VW, admitiu que será “difícil” alcançar margens positivas com o ID.1, mas acredita que o modelo ajudará a aliviar a pressão sobre outros EVs mais lucrativos da VW, como o ID.2.