Avaliações

Volkswagen Golf 8.5 2025: primeiras impressões do hatch renovado

A oitava geração do Volkswagen Golf passou por uma atualização de meia-vida, e tivemos a oportunidade de avaliar as mudanças no hatch alemão. O modelo, que completou 50 anos em 2024, recebeu um facelift para se manter competitivo no mercado, que agora prioriza SUVs compactos e crossovers.

A expectativa é que o Golf Mark 8.5, previsto para chegar em abril, alcance o sucesso do Golf 7.5, especialmente porque ele deverá ser o principal hatch da marca por alguns anos até a chegada da nona geração totalmente elétrica. As mudanças visam corrigir as críticas da oitava geração, lançada em 2020, focadas em ergonomia e tecnologia.

Volkswagen Golf 8.5 2025: primeiras impressões do hatch renovado
Foto: Leo Souza/Estadão

Design e interior

As mudanças externas são sutis, com novos designs de luzes de led, revisões nos para-choques e novos estilos de rodas. O principal foco da Volkswagen foi o interior. As telas digitais duplas foram substituídas por uma tela de infoentretenimento maior, de 10,4 polegadas na versão base Life e 12,9 polegadas nas versões Match e superiores.

A nova tela não é apenas maior, ela também apresenta maior velocidade de processamento, o novo sistema de infoentretenimento ‘MIB4’, e a integração do ChatGPT no sistema de comando de voz. Contudo, a eficácia da inteligência artificial ainda está em avaliação. Durante os testes, o sistema teve dificuldades em responder perguntas simples, como a capital da Austrália.

Volkswagen Golf 8.5 2025: primeiras impressões do hatch renovado
Foto: Leo Souza/Estadão

Apesar disso, o novo sistema de infoentretenimento representa um grande avanço, com gráficos mais nítidos, modernos e um menu mais simples. A página inicial é dividida em blocos de vários tamanhos, com atalhos configuráveis na parte superior e uma barra de atalhos fixa na parte inferior da tela. Os atalhos incluem temperatura da cabine, ar condicionado, recirculação, acesso ao controle de clima, aquecimento dos assentos e um botão para a tela inicial.

Os controles de temperatura e volume na parte inferior da tela agora são iluminados à noite e mais responsivos. Os botões capacitivos no volante foram substituídos por botões físicos convencionais, o que melhorou a ergonomia. No entanto, ainda se espera a volta dos controles físicos para funções como o controle de clima.

O espaço interno, conforto dos assentos e armazenamento na cabine continuam excelentes. O acabamento interno utiliza mais plásticos rígidos do que em modelos anteriores, mas eles são bem disfarçados. O espaço no banco traseiro e o porta-malas, com 381 litros, permanecem inalterados.

Volkswagen Golf 8.5 2025: primeiras impressões do hatch renovado
Foto: Leo Souza/Estadão

Motorização e desempenho do Volkswagen Golf 8.5 2025

No mercado australiano, a Volkswagen continua a oferecer o motor 1.4 turbo a gasolina com câmbio automático de oito marchas nas versões Life, Style e R-Line, sem incluir as opções híbridas da montadora. No modelo de teste utilizado no Reino Unido, foi avaliado o motor 1.5 eTSI mild-hybrid de 110kW/250Nm, com bateria de íons de lítio de 48 volts e câmbio DSG de sete marchas. Este sistema elétrico oferece um impulso de torque nas arrancadas e alimenta a bateria auxiliar de 12 volts.

O sistema híbrido visa economizar combustível, com um consumo combinado de 4,6L/100km. Durante os testes, foi alcançado um consumo de 5,3L/100km. A desvantagem é que o pedal do freio do eTSI é mais difícil de modular e a desaceleração é bem forte quando se tira o pé do acelerador.

Apesar dos pneus esportivos de perfil baixo e rodas de 18 polegadas, que causaram ruído e tornaram a direção um pouco mais rígida, o Golf oferece excelente controle de carroceria, chassi responsivo e direção precisa. Recomenda-se optar pelos amortecedores adaptativos opcionais para equilibrar conforto e agilidade.

O sistema de assistência ao condutor ainda não está totalmente otimizado. O assistente de manutenção de faixa ainda é acionado prematuramente e o alerta de limite de velocidade é irritante e precisa ser desativado a cada uso.

O sistema de reconhecimento de placas de trânsito pode se confundir em estradas com acessos laterais, reduzindo erroneamente a velocidade do veículo quando o controle de cruzeiro está ativado. No entanto, o sistema de controle de cruzeiro adaptativo é eficiente, com frenagem e aceleração mais suaves do que outros modelos testados.

As atualizações do Golf 8.5 corrigem alguns problemas da oitava geração, mas nem todos. O hatch continua sendo uma das melhores opções em sua categoria.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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