A Volkswagen terá um 2025 desafiador no mercado de veículos elétricos (VEs), sem lançamentos previstos para o ano, após mais de quatro anos do lançamento dos modelos ID.3 e ID.4. Apesar das expectativas iniciais, que apontavam para uma competição acirrada com a Tesla, a marca alemã enfrenta dificuldades, especialmente em mercados cruciais como Estados Unidos, Europa e China.
O último lançamento da VW no segmento de elétricos foi o sedã ID.7 no terceiro trimestre de 2023. O próximo lançamento significativo, o aguardado ID.2, com preço inferior a 25.000 euros (aproximadamente 26.000 dólares), está programado para 2026, com dimensões internas similares ao Golf, mas com o porte compacto do Polo. A chegada desse modelo ao mercado norte-americano é incerta.
“Nos próximos meses, a VW será forçada a vender tecnologia antiga para novos clientes,” comentou o analista automotivo alemão Matthias Schmidt à Bloomberg. “Isso será difícil.” A redução de subsídios na Europa e a crescente concorrência de marcas locais na China têm impactado as vendas da VW. Mesmo os modelos de luxo como o Audi Q8 e-tron e o Porsche Taycan não estão conseguindo se destacar nesse cenário.
Aposta na China
Para fortalecer sua posição no mercado chinês de elétricos, a Volkswagen estabeleceu uma parceria com a Xpeng. As empresas estão colaborando em uma arquitetura elétrica e eletrônica (E&E) que será utilizada em todos os VEs produzidos pela VW na China. Os primeiros modelos frutos dessa colaboração serão lançados em 2026 e incluem dois veículos de médio porte, um dos quais será um SUV. O Grupo VW espera aumentar suas vendas anuais na China de 2,93 milhões em 2023 para 4 milhões até 2030.
“A introdução de novos modelos é uma solução, mas é igualmente importante manter nosso amplo portfólio,” explicou o porta-voz da VW, Stefan Voswinkel. “Trabalhamos duro nos últimos anos e temos modelos muito bons com software de alto desempenho e alta qualidade.”
Enquanto esses modelos serão exclusivos para o mercado chinês, nos Estados Unidos, o Grupo VW planeja lançar o Scout Terra e o Traveler. No entanto, ambos serão vendidos diretamente, sem passar pelas concessionárias tradicionais, uma decisão que gerou controvérsia entre os revendedores da Califórnia. A produção desses modelos está prevista para começar somente em 2027.