O Volkswagen Taos, SUV médio vendido no Brasil desde 2021, deixará de ser produzido na Argentina a partir de julho. A fábrica de General Pacheco, em Buenos Aires, vai encerrar a montagem do modelo, que passará a ser importado do México, da unidade de Puebla.
A mudança faz parte dos planos da Volkswagen para abrir espaço na linha de produção para a nova geração da picape Amarok. O projeto vai receber um investimento de US$ 580 milhões e deve começar a ser fabricado em 2027. Após quase cinco anos sendo montado na Argentina — no mesmo local onde já é feita a Amarok atual —, o Taos dará lugar à nova picape, que tem boa aceitação por lá. Segundo a Acara, associação que representa as concessionárias do país, a Amarok foi o sexto veículo mais vendido recentemente.

Desenvolvida especialmente para a América do Sul, a nova Amarok vai usar a estrutura que antes era dedicada ao Taos. Com isso, a Volkswagen decidiu trazer o SUV do México, onde ele já é fabricado para os mercados dos EUA e do próprio México.
Essa mudança já era cogitada desde agosto de 2024, quando Marcellus Puig, presidente da Volkswagen Argentina, comentou durante o lançamento da reestilização da Amarok atual que os altos impostos no país dificultavam a competitividade em relação ao México, que tem custos de produção mais baixos. Agora com a decisão confirmada, o Taos feito no México vai abastecer toda a América Latina, incluindo Brasil e Argentina.
Além da mudança de origem, o Taos 2025 também chega com novidades na parte mecânica. O modelo, que já apareceu no Porto de Vitória em 32 unidades, trocou o câmbio automático de seis marchas por uma nova transmissão de oito marchas, a AQ300, fornecida pela Aisin. A alteração foi feita para atender às novas regras de emissões do Proconve L8. Já o motor continua o mesmo: 1.4 TSI flex, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
A reestilização no visual — com faróis mais estreitos, lanternas unidas por uma faixa iluminada e grade dianteira maior — está prevista para o segundo semestre. Essa nova versão, que virá do México, será lançada como linha 2026.
A decisão de transferir a produção para o México também reflete a busca por custos mais competitivos. Conforme Puig declarou anteriormente: “É difícil competir com o México, onde os custos de produção são bem menores devido a impostos mais baixos”. A fábrica mexicana, que já atende aos mercados dos EUA e Canadá, agora expandirá sua atuação para a América Latina. Inclusive, a Volkswagen Saveiro Extreme é ofertada em abril com desconto de R$ 15.510 para CNPJ.
O Taos reestilizado também apresenta novidades internas, como uma central multimídia elevada de 10,25 polegadas, semelhante à utilizada no T-Cross, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de acabamentos renovados. Além disso, a Volkswagen T-Cross Highline é liberado em abril com redução de R$ 38.203 para PcD.