Notícias

Volkswagen encerra produção do icônico motor VR6 após 34 anos

O lendário motor VR teve sua produção finalizada pela Volkswagen, após mais de três décadas de história

Após mais de três décadas de história, a Volkswagen finalizou a produção do seu lendário motor VR6. A última unidade, de um total de 1,87 milhão fabricadas, saiu da linha de montagem em dezembro, marcando o fim de uma era. A montadora não planeja um substituto direto, uma vez que seus esforços estão focados no desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes, em linha com a tendência da indústria automotiva.

O VR6, que estreou em 1991 nos modelos Corrado e Passat com um 2.8 de 174 cv, se despede em um SUV, o Audi Q6, disponível no mercado chinês, equipado com um 2.5 de 300 cv e 51 kgfm de torque. É importante não confundir este modelo com o Q6 e-tron, recentemente lançado no Brasil.

Volkswagen encerra produção do icônico motor VR6 após 34 anos
Foto: Divulgação

Este propulsor equipou veículos de diversas marcas do grupo Volkswagen, como Seat e Porsche, mas ficou conhecido por sua presença no Golf R32, que ostentava um 3.2 de 250 cv.

O que significa VR6?

A sigla VR6 representa um motor de seis cilindros em ‘V’, mas com características de um motor em linha. O “R” em seu nome é referente a *Reihenmotor*, termo alemão para motor em linha. A principal diferença está no ângulo do “V”, que é de apenas 15 graus no VR6 da Volkswagen, enquanto que em motores V6 convencionais este ângulo costuma ser de 60 graus.

Volkswagen encerra produção do icônico motor VR6 após 34 anos
Foto: Divulgação

Essa característica permitiu que o motor fosse construído com apenas um cabeçote e duas árvores de comando de válvulas, simplificando sua construção e reduzindo custos. Sua estrutura mais estreita permitiu que fosse utilizado tanto em veículos com tração dianteira quanto em modelos com motor em posição transversal.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.