A Volkswagen confirmou que o próximo Golf GTI será totalmente elétrico. A versão R, mais potente e com tração nas quatro rodas, também seguirá esse caminho, marcando uma nova era para os esportivos da marca. Ambas as versões vão estrear após o fim da atual geração a combustão, que continua até o final da década.
O CEO da VW, Thomas Schafer, revelou à revista britânica Autoexpress que o desenvolvimento do novo GTI elétrico já está em andamento e que o modelo será “um monstro”, prometendo entregar emoção e manter o espírito do GTI original.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O novo Golf GTI deve seguir os passos do ID.2 GTI, primeiro GTI elétrico da marca, que será lançado em 2026. Schafer contou que já dirigiu o ID.2 GTI em forma de protótipo e o descreveu como “alucinante”, reforçando que ele servirá como referência para o futuro Golf esportivo.
Mesmo com porte semelhante ao do ID.3 GTX, o Golf GTI elétrico terá uma diferença importante: manterá a tração dianteira, enquanto o ID.3 GTX usa tração traseira. A versão mais potente do ID.3, chamada Performance, entrega 240 kW.
Além do GTI, a versão R do Golf também será elétrica e usará tração integral. A expectativa é que esses modelos utilizem a nova plataforma SSP de 800 volts da Volkswagen, substituindo a atual base MEB dos modelos elétricos como o ID.3.
A arquitetura SSP será compartilhada com outras marcas do grupo Volkswagen, como Skoda e Lamborghini. Segundo Schafer, o objetivo é usar os mesmos módulos principais para ganhar escala e eficiência na produção de diversos modelos.
Apesar de já haver uma visão clara sobre como será o novo Golf elétrico, Schafer preferiu não revelar mais detalhes: “Sabemos como é o veículo, mas ainda temos muitas etapas de desenvolvimento pela frente”.
Com isso, a Volkswagen se prepara para manter viva a tradição dos GTIs, agora em um cenário totalmente elétrico, apostando em desempenho e autenticidade para agradar aos fãs da linha. A Volkswagen já planeja o futuro, como visto em Volkswagen Saveiro tem novos preços para CNPJ em maio de 2025; veja as versões.