A Volkswagen está se preparando para revelar a nova geração do T-Roc, mas o modelo a combustão não será o único na linha. A montadora alemã confirmou que uma versão totalmente elétrica está em desenvolvimento, embora utilize uma plataforma completamente diferente.
A notícia foi discretamente inserida no recente teaser da VW para o ID.One, o futuro EV de entrada da empresa com preço de 20.000€, previsto para 2027. Como todos os olhos estavam voltados para esse modelo acessível, o T-Roc elétrico passou despercebido. No entanto, esta é a primeira vez que a VW reconhece oficialmente sua existência.
![Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg 2 Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/VW-T-Roc-R-1536x1024-1-1280x853.webp)
Especificamente, em uma declaração sobre o futuro da fábrica de Wolfsburg, o CEO da VW, Thomas Schafer, disse: “Nosso objetivo é construir o Golf elétrico de próxima geração na nova plataforma SSP, juntamente com o T-Roc elétrico de alto volume. Isso estabelecerá Wolfsburg como a capital de nossa nova classe compacta totalmente elétrica.”
Isso confirma que o T-Roc elétrico será o segundo modelo baseado na Scalable Systems Platform (SSP), seguindo o Golf de próxima geração. Como o Golf EV não é esperado até 2028, é seguro presumir que o T-Roc elétrico chegará antes do final da década, posicionado logo abaixo do sucessor do ID.4.
A plataforma SSP substituirá a atual arquitetura MEB da VW em toda a linha de EVs da marca, embora seu lançamento tenha sido adiado devido a problemas de desenvolvimento de software. Uma vez pronta, a SSP deverá trazer carregamento ultrarrápido, capacidade de direção autônoma de Nível 4 e um novo processo de produção projetado para maior eficiência.
O T-Roc elétrico é totalmente separado do SUV compacto de próxima geração com lançamento previsto para os próximos meses. Esse modelo manterá a comprovada plataforma MQB Evo, oferecendo opções de motorização a gasolina, híbrida leve e possivelmente híbrida plug-in (PHEV).
![Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg 3 Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/VW-T-Roc-2aa-1536x864-1-1280x720.webp)
Imagens vazadas de algumas semanas atrás sugerem que o T-Roc redesenhado cresceu ligeiramente, adotando um visual mais elegante e com mais tecnologia no interior. No entanto, não espere nenhuma grande transferência para a versão EV, pois, quando o T-Roc elétrico chegar em 2028 ou posteriormente, o modelo a gasolina já estará se aproximando de uma atualização de meio de ciclo, tornando provável um design distinto para o EV.
Apesar dos avanços em relação ao seu antecessor, a VW provavelmente introduzirá um design totalmente diferente para o T-Roc totalmente elétrico, aproveitando sua plataforma exclusiva. Afinal, o EV não chegará antes de 2028, altura em que a versão a gasolina estará se aproximando de sua atualização de meio de ciclo.
EVs de alto volume
Daniela Cavallo, Presidente do Conselho Geral e do Conselho de Grupo da Volkswagen AG, confirmou que a plataforma SSP será utilizada em todo o Grupo VW, acrescentando que o desenvolvimento técnico ocorrerá em Wolfsburg. Ela enfatizou que as bases dedicadas a EVs serão “tão importantes” para o futuro sucesso da VW quanto a estratégia de plataforma para seus modelos de combustão interna atuais.
![Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg 4 Volkswagen confirma Golf e T-Roc elétricos na planta de Wolfsburg](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/VW-T-Roc-1-770x960.webp)
Cavallo também sublinhou a importância do Golf e do T-Roc em termos de volume de produção: “Em nossa fábrica principal, não estaremos apenas trabalhando no desenvolvimento, mas também produzindo fortemente nos próximos anos. Os futuros carros-chefe elétricos – o Golf e o T-Roc produzidos em Wolfsburg – representam atualmente um volume superior a 500.000 unidades por ano.”
Notavelmente, a VW anunciou planos para mudar a produção do Golf para o México em 2027, juntamente com 35.000 cortes de empregos em toda a Alemanha e uma redução na capacidade de produção nacional. Resta saber se a nova linha de EVs será suficiente para manter a força de trabalho de Wolfsburg ocupada nos próximos anos.