A Volkswagen comemora a marca de 1 milhão de unidades do Polo produzidas em solo brasileiro. O modelo, um dos pilares da montadora no país, ostenta a liderança no segmento de hatches e figura como o carro de passeio mais vendido no Brasil desde 2023. A produção, que se concentrava em Taubaté (SP), agora se expande para a fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Em 2024, o Polo também conquistou o título de veículo mais emplacado da América do Sul, totalizando 161.503 unidades, com 140.155 emplacamentos no Brasil, conforme dados divulgados pela Volkswagen.

A partir de 31 de março, a unidade de Anchieta passa a fabricar o Polo Track, a versão de entrada do hatch, em volumes adicionais. Paralelamente, a fábrica de Taubaté se prepara para iniciar a produção do recém-chegado Tera, a partir de 2 de abril. Inclusive, a Audi revoluciona produção com controladores lógicos programáveis virtuais, o que demonstra o avanço tecnológico na indústria automotiva.
Em 2025, até 25 de março, o Polo já emplacou 20.061 unidades no Brasil, mantendo a liderança entre os hatches. O modelo também se destaca nas exportações, representando 44% dos embarques da Volkswagen. De janeiro a fevereiro, foram exportados 8.595 Polos, dentro de um total de 19.368 veículos, o que representa um crescimento de 117% em relação ao mesmo período de 2024 (8.917 unidades). Essa expansão ocorre em um momento onde a Changan anuncia estratégia de expansão na Europa com foco em produção local, mostrando a competitividade do mercado.
Globalmente, o Polo celebra 50 anos em 2025, com mais de 20 milhões de unidades vendidas desde 1975. A história do Polo no Brasil começou em 2002, quando a fábrica Anchieta foi modernizada com 400 robôs e solda a laser para produzir o hatch com padrões globais.

Marcos importantes:
- 2009: O Polo E-Flex inovou como o primeiro flex sem tanquinho de gasolina, utilizando o sistema Flex Start para reduzir emissões na partida.
- 2009: O Polo BlueMotion trouxe soluções para reduzir o consumo e as emissões de CO2 em 15%, com novo escalonamento de marchas e design aerodinâmico.
- 2017: O Polo estreou a plataforma MQB-A0 no Brasil, com 50% de aços de alta resistência, e foi o primeiro hatch compacto do país com quadro de instrumentos digital (Active Info Display). A Volkswagen aprimora assistência ao condutor em veículos MQB com parceria Valeo-Mobileye, demonstrando a contínua evolução tecnológica.
- 2022: O modelo ganhou um visual renovado, com faróis de LED desde as versões de entrada, e o Polo Track substituiu o Gol.
- 2025: A Volkswagen anunciou a descontinuação da versão GTS do Polo, abrindo espaço para o Nivus GTS, com lançamento previsto para este ano. Enquanto isso, a Volkswagen T-Cross 2026: Nova versão extreme a caminho, sinalizando as futuras estratégias da marca.