Notícias
Tendência

Volkswagen aprimora Tiguan, Tayron e Passat com motorização TSI e tração 4MOTION

Introduzindo motores turbo a gasolina (TSI) acoplados ao sistema de tração integral 4MOTION, a Volkswagen está expandindo sua gama com os modelos Tiguan, Passat e o novo Tayron

A Volkswagen está expandindo as opções de motorização para seus modelos Tiguan, Passat e o novo Tayron, introduzindo potentes motores turbo a gasolina (TSI) acoplados ao sistema de tração integral inteligente 4MOTION. Essa combinação otimiza a capacidade de reboque, elevando-a para até 2.200 kg nos modelos Passat e Tiguan, e até 2.500 kg no Tayron, dependendo da configuração.

Os SUVs Tiguan e Tayron podem ser configurados com o motor 2.0 TSI 4MOTION, oferecendo opções de potência de 150 kW (204 PS) ou 195 kW (265 PS). Já o Passat 2.0 TSI 4MOTION estará disponível na versão mais potente de 195 kW. A comercialização dos novos modelos com tração integral da Volkswagen já começou em alguns mercados europeus. Os motores turbo a gasolina complementam a já existente opção turbodiesel (TDI) de 142 kW (193 PS).

Volkswagen aprimora Tiguan, Tayron e Passat com motorização TSI e tração 4MOTION
Foto: Divulgação/Volkswagen

Os novos motores, em conjunto com a tração integral 4MOTION, oferecem maior segurança e estabilidade em diversas condições climáticas e de estrada, tornando os veículos adequados para reboque. O sistema 4MOTION utiliza uma embreagem para a transmissão de potência ao eixo traseiro, gerenciando a energia de forma inteligente.

Em condições normais de condução, como em áreas urbanas e estradas secas, apenas o eixo dianteiro é acionado, otimizando o consumo de combustível. O eixo traseiro é integrado ao sistema em situações de maior demanda ou quando há risco de perda de tração. O sistema de tração integral também pode ser acionado manualmente, garantindo melhor tração em estradas com neve.

Os modelos com tração integral e engate de reboque opcional possuem um recurso adicional: o sistema 4MOTION detecta a presença de um trailer engatado e ativa automaticamente o perfil de condução “Trailer”. Este modo distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro de forma otimizada para o reboque. O Tiguan e o Passat 2.0 TSI 4MOTION são projetados para trailers com peso de até 2.200 kg, enquanto o Tayron 2.0 TSI 4MOTION, dependendo do equipamento, pode rebocar até 2.500 kg (com freio e inclinação de 12%).

Volkswagen aprimora Tiguan, Tayron e Passat com motorização TSI e tração 4MOTION
Foto: Divulgação/Volkswagen

Desempenho e especificações

150 kW com 4MOTION: O Tiguan e o Tayron estão disponíveis com o motor TSI de 150 kW (204 PS). Em combinação com a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades (DSG), o motor TSI entrega um torque máximo de 320 Nm a partir de 1.400 rpm.

O consumo de combustível, conforme o ciclo WLTP, varia de 7,5 a 8,3 l/100 km, dependendo da linha de produto e equipamento. O desempenho dinâmico inclui uma velocidade máxima superior a 220 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7,5 segundos. O Tiguan 2.0 TSI 4MOTION está disponível a partir de 48.175 euros, e o Tayron a partir de 50.770 euros (na versão Life).

195 kW com 4MOTION: O motor TSI de 195 kW (265 PS) é o mais potente disponível para o Tiguan, Tayron e Passat. Este motor também equipa o icônico Golf GTI. No entanto, os engenheiros da Volkswagen adaptaram o motor para uso nos modelos maiores, aumentando o torque máximo para 400 Nm a partir de 1.650 rpm, em comparação com os 370 Nm do Golf GTI.

A versão mais potente do motor de quatro cilindros TSI é sempre combinada com o pacote de equipamentos R-Line. Interessados em outras opções podem verificar os descontos que a Volkswagen oferta Tiguan para CNPJ.

O Passat 2.0 TSI 4MOTION (62.990 euros) acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Os valores correspondentes para os SUVs são: 5,9 segundos e 242 km/h para o Tiguan (57.995 euros) e 6,3 segundos e 240 km/h para o Tayron (59.755 euros). O consumo de combustível, de acordo com os valores WLTP, varia entre 8,0 e 9,0 l/100 km. Para aqueles que consideram outras opções, a Volkswagen Amarok 2025 também se destaca no mercado.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.