A Volkswagen enfrenta um período desafiador na Europa, com custos elevados, queda nas vendas e paralisação de fábricas. Diante desse cenário, a montadora alemã aposta em uma renovação de sua linha, com o lançamento de nove novos veículos até 2027, buscando alcançar os avanços tecnológicos dos carros elétricos e híbridos já apresentados pelas fabricantes chinesas. Uma das principais apostas para essa reviravolta é o ID.1.
A Volkswagen anunciou que seu modelo elétrico de entrada terá um preço inicial de cerca de € 20.000 (US$ 20.800) quando chegar ao mercado em 2027. Embora ainda não se saiba se o carro será chamado de ID.1 ou outro nome, foi registrado o termo “ID.EVERY1” no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Isso sugere que o nome do carro conceito mostrado pode ser o mesmo adotado para o modelo final, provavelmente o ID.1.

Embora os desenhos divulgados do Volkswagen ID.1 sejam conceituais e possam sofrer alterações até a versão de produção, a expectativa é que o modelo mantenha suas linhas modernas e agradáveis.
O design apresenta traços robustos e uma aparência sólida. As colunas traseiras são largas, e os faróis e lanternas se integram harmoniosamente ao conjunto. A tampa traseira de vidro, inspirada no clássico Volkswagen Up!, é um dos destaques. As
Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, o novo hatch será um “Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo, da Europa para a Europa”. O executivo também anunciou que uma versão conceitual do veículo será apresentada em março. Assim como a Volkswagen divulga T-Cross Highline com descontos, a marca espera que o ID.1 seja um sucesso em vendas.

O ID.1 utilizará uma versão reduzida da plataforma MEB, o que permitirá o uso de baterias e motores menores, possivelmente com apenas um motor elétrico, condizente com a proposta de modelo de entrada.
O futuro elétrico de entrada da Volkswagen se posicionará abaixo do conceito ID.2all – que deverá ser comercializado como “ID.2”. O novo modelo, também conhecido como “novo Polo elétrico”, tem lançamento previsto para o próximo ano na Europa, com um preço estimado de 25 mil euros, cerca de R$ 150 mil, sem considerar impostos. A Dacia Sandero desbanca Tesla Model Y, mostrando a dinâmica do mercado europeu.
Ainda não foram revelados os tamanhos das baterias, mas o ID2.all tinha uma autonomia estimada de 450 km (280 milhas) de acordo com o ciclo WLTP. Para carregar a bateria de 10% a 80%, eram necessários cerca de 20 minutos. O ID.1, que será semelhante ao ID.2, vai usar a plataforma MEB Small. Diferente da MEB tradicional, usada em modelos como o ID.3 e outros carros elétricos maiores, essa nova versão será focada em veículos com tração dianteira.