A Volkswagen apresentou as primeiras imagens do ID.EVO, seu novo SUV elétrico de grande porte feito para o mercado chinês. O modelo será exibido oficialmente no Salão do Automóvel de Xangai, em 22 de abril, mas já dá para ter uma boa ideia do que esperar com os esboços divulgados.
O ID.EVO aposta em um visual moderno e marcante. Entre os destaques estão os faróis e lanternas finas, com iluminação em formato de matriz que se integra ao desenho do carro. O conjunto cria uma assinatura visual elegante e tecnológica, reforçada pelas linhas fluidas da carroceria.

O design traz ainda colunas A escurecidas, o que dá um toque bicolor ao visual, além de detalhes como barras de teto, espelhos retrovisores convencionais e um spoiler traseiro, combinando esportividade e funcionalidade. A dianteira parece fechada e a traseira deve contar com uma lanterna que atravessa toda a largura, seguindo uma tendência dos elétricos mais recentes.
Apesar de ainda não ter divulgado todas as especificações, a Volkswagen adiantou que o conceito vai incorporar tecnologias inteligentes e recursos avançados de assistência ao motorista – um ponto cada vez mais importante para os consumidores nesse segmento.
O novo SUV chega em um momento estratégico para a Volkswagen Anhui, que busca ganhar espaço no mercado chinês. Até agora, a marca conta apenas com o ID.UNYX, um SUV compacto que, apesar de ter bons números no papel, não conquistou o público. Ele tem motor de até 250 kW, bateria de 80,2 kWh e autonomia de até 614 km, mas enfrenta dificuldades de vendas.
As baixas vendas do ID.UNYX, inclusive, impactaram negativamente os resultados da JAC Motors, parceira da Volkswagen na China. Por isso, o lançamento de um SUV maior e mais sofisticado pode ser uma tentativa de reposicionar a marca no país, oferecendo algo mais alinhado ao gosto dos consumidores locais.
Com o ID.EVO, a Volkswagen parece querer disputar espaço entre os modelos mais premium do segmento. Ainda não há informações sobre preços, mas por se tratar de um SUV grande, é esperado que custe mais que o ID.UNYX.
O mercado, porém, está bastante concorrido, e os olhos da indústria estarão atentos à apresentação oficial para ver como a marca alemã pretende se destacar na China. A UE e China negociam sistema de preços para resolver disputas sobre tarifas de EVs.