A Volkswagen está repensando sua estratégia de nomenclatura para veículos elétricos (VEs). A montadora alemã planeja abandonar o prefixo “ID” para seus modelos elétricos e adotar nomes mais tradicionais a partir de 2026. O anúncio foi feito por Martin Sander, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável por Vendas, Marketing e Pós-Vendas.
A mudança começará com a versão de produção do ID. 2all, prevista para 2026. Sander revelou em entrevista que a empresa pretende retomar o uso de nomes convencionais para seus VEs: “Os carros terão nomes adequados novamente”, afirmou.
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Transição para nomes familiares
Embora Sander não tenha entrado em detalhes, a Volkswagen já havia indicado que nomes consagrados poderiam ser utilizados no universo dos VEs. Especula-se que o futuro ID.2, com lançamento previsto para 2026, poderia adotar o nome Polo, celebrando o 50º aniversário do modelo. Enquanto isso, o ID.1, esperado para 2027, poderia se inspirar em nomes como Lupo, Fox ou Up!, ou até mesmo receber um nome totalmente novo.
Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen, mencionou que, a partir de 2026, os modelos ID passarão por uma renovação significativa. Este seria o momento ideal para a Volkswagen começar a introduzir os novos nomes para seus modelos elétricos existentes. Falando em elétricos, você viu que a Volkswagen confirma Golf GTI e R elétricos de nova geração?
A Volkswagen também está trabalhando em uma versão elétrica do Golf, com chegada prevista para o final da década, juntamente com um SUV T-Roc elétrico. Há uma boa chance de que nomes familiares como Passat e Tiguan sejam eventualmente usados para futuros veículos elétricos. O desafio para a Volkswagen, no entanto, será distinguir os modelos EV de suas contrapartes de combustão interna, que permanecerão em produção por mais alguns anos.
Metas ambiciosas de vendas para VEs
Ao discutir as vendas de VEs da Volkswagen, Sander expressou confiança, dizendo: “Estamos muito satisfeitos com a demanda. Temos um alto volume de pedidos para o ID.3 e já estamos vendendo mais ID.7s na Europa do que Passats”. Ele também destacou o ID. Buzz, observando que ele “desempenha um papel incrivelmente importante para a marca, especialmente dado o hype significativo em torno dele nos EUA”. E por falar em novidades, a Volkswagen Saveiro tem novos preços para CNPJ em maio de 2025; veja as versões.
Sander também destacou as ambiciosas metas de vendas da Volkswagen, particularmente para o próximo ID. 2all, que deverá ser lançado na Europa com um preço inicial de € 25.000 (US$ 27.900). “Com a versão de produção do ID. 2all, estamos entrando em uma faixa de preço completamente diferente”, disse ele.
O ID. Every1, programado para 2027, tem previsão de preço ainda mais acessível, a partir de € 20.000 (US$ 22.300). Graças à queda dos custos das baterias e às medidas de corte de custos, esse preço está ao alcance. “Tudo em relação aos custos está sendo examinado minuciosamente”, enfatizou Sander, observando que a Volkswagen aproveitará novos métodos de produção para garantir que o veículo seja lucrativo desde o início.
Segundo Sander, o preço-alvo do VE urbano que será produzido em Portugal será possível graças ao declínio do custo das baterias e às extensas medidas de corte de custos: “Tudo em relação aos custos está sendo examinado. Temos que virar cada pedra e usar novos métodos de produção. Tudo o que mudarmos agora nos levará ao ponto em que o carro será lucrativo. Toda a empresa se beneficiará do que aprendermos com este veículo. Você não pode construir um projeto como este na esperança – em vez disso, contamos com números e planos sólidos de sucesso”.
Sander também permanece confiante de que os veículos elétricos superarão os motores de combustão interna, afirmando que a VW está “convencida de que a eletromobilidade prevalecerá porque os carros elétricos são o melhor produto”.
E a China?
Finalmente, o membro do Conselho da VW também abordou o cenário competitivo na China, onde os VEs da Volkswagen, como o ID.7, estão enfrentando pressão de concorrentes de preços mais baixos. Apesar das difíceis condições de mercado, a empresa está focada no crescimento de longo prazo. “Não estamos comprando participação de mercado”, disse Sander, “mas investindo em nossos objetivos estratégicos de longo prazo”.
“O mercado de carros elétricos na China é extremamente competitivo em termos de preço; mesmo novos modelos são lançados às vezes por concorrentes com grandes descontos”, disse ele à publicação. “Isso também representa um desafio para o ID.7, que tem sido tão bem-sucedido em outros mercados. No entanto, neste ambiente difícil, não estamos focando no sucesso do mercado de curto prazo, mas sim buscando um plano de crescimento sustentável”.
A Volkswagen pretende fortalecer sua posição na China a partir de 2026 com uma nova geração de carros elétricos específicos para o mercado. “Somos o líder de mercado claro na China no segmento ainda altamente lucrativo de veículos com motores de combustão”, acrescentou Sander. Como parte de sua estratégia, a Volkswagen está hibridizando gradualmente seu portfólio de motores de combustão, posicionando-se para liderar a transição para veículos eletrificados na região. Além disso, vale a pena notar que a Changan inicia operações de fabricação na Tailândia com foco em veículos para exportação.