A fabricante vietnamita VinFast sinaliza sua entrada no mercado brasileiro com o registro de dois novos modelos elétricos no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI): uma picape e um subcompacto. A movimentação indica um possível desafio à dominância da chinesa BYD no segmento de veículos elétricos no Brasil.
A picape, denominada VinFast Wild, fez sua estreia no Consumer Electronics Show (CES) 2024, em Las Vegas. Com 5,32 metros de comprimento, sendo 1,5 metro dedicado à caçamba, o modelo se posiciona no segmento de picapes grandes, competindo com a Ford F-150, embora seja ligeiramente menor. O interior da Wild se destaca pelo acabamento refinado, com materiais de alta qualidade, couro e superfícies macias.

A central multimídia da picape é de dimensões generosas, mas a VinFast não divulgou informações sobre seu tamanho ou se este será o mesmo equipamento na versão comercial. Detalhes sobre o conjunto elétrico também não foram revelados, mas espera-se que os números sejam competitivos, dada a concorrência acirrada no segmento.
Subcompacto M-Green: Um concorrente para o Dolphin Mini?
O subcompacto elétrico VinFast M-Green, inspirado no Smart ForTwo e no Caoa Chery iCar, mira o mercado do BYD Dolphin Mini. O modelo, com apenas três portas, apresenta características que remetem a SUVs, embora não seja classificado como tal. Assim como o Renault Kwid e o Citroën C3, o M-Green possui ângulos de entrada e saída generosos, mas sem a intenção de ser um SUV.
Um detalhe relevante é que o design de ambos os modelos foi desenvolvido pelo designer João Marcos de O. Ramos, com experiência em projetos da Ford (como o EcoSport) e da General Motors. A VinFast projeta o M-Green como uma opção para serviços de táxi e Uber. Resta saber se a BYD permitirá que o modelo da VinFast conquiste espaço no mercado brasileiro.
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