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Vendas do Volkswagen ID.7 despencam na China em janeiro

Com uma queda de 99,6% em relação às vendas de janeiro de 2024, o sedã elétrico ID.7 da Volkswagen na China sofreu uma drástica queda em janeiro, com apenas 9 unidades vendidas

As vendas do sedan elétrico ID.7 da Volkswagen na China sofreram uma queda drástica em janeiro, com apenas 9 unidades vendidas, representando uma redução de 99,6% em relação às 2.269 unidades vendidas em janeiro de 2024. No geral, a montadora alemã comercializou apenas 4.552 veículos elétricos (EVs) no país, uma diminuição de 71% em comparação com as 15.828 unidades do mês anterior.

O modelo mais vendido da Volkswagen foi o hatchback ID.3, com 2.623 unidades entregues, uma queda de 65,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida, vieram o ID.4 X (1.020 unidades, queda de 70%) e o ID.4 Crozz (889 unidades, queda de 59,3%). Um estudo recente aponta que a saúde da bateria de carros elétricos se mantém acima de 90% após 120 mil km, o que pode influenciar a decisão de compra dos consumidores.

Vendas do Volkswagen ID.7 despencam na China em janeiro
Crédito: VW-FAW

A Volkswagen produz a linha ID. de carros elétricos através de suas duas principais joint ventures na China: SAIC e FAW. Os modelos ID.4 X e ID.4 Crozz, por exemplo, são essencialmente o mesmo carro, mas fabricados em parceria com diferentes empresas chinesas.

O ID.7 Vizzion, responsável pela venda de apenas nove unidades em janeiro, é produzido em colaboração com a FAW. No ano passado, a joint venture com a SAIC apresentou o ID.7 S, uma versão ligeiramente maior do ID.7, porém, as vendas não decolaram, antecipando o futuro do ID.7 Vizzion.

A pré-venda do VW ID.7 Vizzion começou na China em novembro de 2023, com lançamento oficial em dezembro, por um preço inicial de 227.777 yuan (aproximadamente US$ 31.400) para a versão RWD, oferecendo uma autonomia de 642 km (ciclo CLTC), bateria de 84,8 kWh e um motor elétrico único de 150 kW.

Após algumas rodadas de descontos, o ID.7 RWD agora parte de 197.700 yuan (cerca de US$ 27.200), enquanto a versão AWD, com 230 kW e torque máximo de 472 Nm, tem preço inicial de 232.700 yuan (aproximadamente US$ 32.000).

Conforme análise de mercado, o Volkswagen ID.7 Vizzion enfrenta forte concorrência no acirrado segmento de sedans na faixa de 200.000 yuan (US$ 27.300) na China. Além de rivais como o Tesla Model 3, o ID.7 compete com uma variedade de novos sedans elétricos de startups chinesas e montadoras tradicionais, como BYD Seal, Xpeng P7i, Nio ET5, Xiaomi SU7, Zeekr 007 e IM L6, entre outros. Adicionalmente, SUVs são consideravelmente mais populares na China, superando as vendas de sedans na proporção de 3 para 1.

Apesar dos desafios, a Volkswagen possui uma vantagem no mercado chinês, onde a marca goza de boa reputação, especialmente entre os consumidores mais experientes, que associam a Volkswagen à qualidade alemã. No entanto, os compradores mais jovens tendem a optar pelas novas startups de veículos elétricos locais. Diante do aumento na venda de elétricos, cresce a busca por carregadores residenciais.

A Volkswagen tem investido fortemente na China, demonstrando seu compromisso com o mercado local. A empresa anunciou investimentos significativos e uma estratégia “Na China, para a China”, buscando acelerar o ciclo de desenvolvimento de produtos através de parcerias com startups e montadoras locais, como a pesada inversão e a parceria com startups locais.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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