Vendas do Tesla Model Y na China têm queda de 38% em maio de 2025

De acordo com dados divulgados pela mídia automotiva Yiche, as vendas do Model Y em maio ficaram bem abaixo das unidades vendidas no mesmo período do ano anterior
Vendas do Tesla Model Y na China têm queda de 38% em maio de 2025
Tesla acelera produção do Model Y remodelado na Gigafactory de Xangai

A Tesla vendeu 61.662 veículos em maio de 2025, somando os carros entregues na China e os exportados para outros países, segundo a associação chinesa CPCA. Desse total, 38.588 unidades foram vendidas dentro do mercado chinês, uma queda de 30% em relação a maio do ano passado, embora tenha havido alta de 34% em comparação com abril.

O Model Y foi o principal responsável pelo resultado negativo. Em maio, foram vendidas 24.770 unidades do SUV na China, uma queda expressiva de 38% em relação ao mesmo mês de 2024. Ainda assim, o volume ficou 23,9% acima das 19.984 unidades vendidas em abril.

O modelo continua sendo o carro-chefe da marca no país, representando mais de 64% das vendas da Tesla na China em maio. No acumulado do ano, o Model Y somou 126.643 unidades vendidas no país, 24% a menos do que no mesmo período de 2024.

As exportações do Model Y, por outro lado, aumentaram. Em maio, 14.757 unidades foram enviadas para fora da China, alta de 175% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, foram 36.138 unidades exportadas, uma queda de 22% na comparação anual.

Já o Model 3 teve desempenho mais equilibrado. Em maio, vendeu 13.818 unidades na China, número 9% inferior ao de um ano atrás, mas 58% superior ao registrado em abril. No acumulado de janeiro a maio, foram 75.283 unidades vendidas, alta de 44% em relação a 2024.

As exportações do Model 3, no entanto, estão em queda. Em maio, foram enviadas 8.317 unidades ao exterior, 30% a menos que no ano passado e quase 50% abaixo do total de abril. No acumulado de 2025, 54.811 unidades do sedã foram exportadas, recuo de 39% na comparação anual.

Somando os dois modelos, a Tesla vendeu 201.926 carros na China entre janeiro e maio, sendo o Model Y responsável por quase 63% desse total e o Model 3 pelos 37% restantes.

A fábrica da Tesla em Xangai, chamada Giga Shanghai, é a maior da marca no mundo e produz justamente o Model Y e o Model 3. Ela tem capacidade para fabricar até um milhão de veículos por ano.

A unidade chinesa também é a principal base de exportação da Tesla. Em maio, 23.074 carros foram enviados para fora a partir de Xangai, crescimento de 33% em relação ao ano anterior, mas queda de 22% em relação a abril.

Com forte concorrência local e mudança nas estratégias de exportação, a Tesla enfrenta o desafio de manter suas vendas em alta no maior mercado de carros elétricos do mundo. Vale lembrar que a ações da Tesla sofreram um impacto recentemente.

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