O mercado automotivo chinês registrou uma retração significativa em janeiro, com a venda de 1,794 milhão de veículos de passageiros. Os dados, divulgados pela Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), revelam uma queda de 12,1% em relação ao ano anterior e de 31,9% em comparação com dezembro.
A diminuição mensal é a segunda maior da história, superada apenas pela contração de 41% observada em janeiro de 2023. Em janeiro, a produção atingiu 2,107 milhões de unidades. Analisando os segmentos, as vendas no varejo se dividiram em 826 mil sedãs, 78 mil MPVs (veículos multiuso) e 889 mil SUVs (veículos utilitários esportivos).

A CPCA aponta alguns fatores que influenciaram o desempenho negativo:
- Fenômeno La Niña: O fenômeno climático, com início no inverno, provocou ventos do norte anormais no leste da China, resultando em menor precipitação e temperaturas mais elevadas, o que impactou a demanda por veículos.
- Antecipação do Ano Novo Chinês: A proximidade do feriado, em comparação com anos anteriores, fez com que muitos consumidores antecipassem a compra de veículos novos no final de 2024, aproveitando o programa nacional de incentivo à troca de carros antigos.
- Menos dias úteis: Janeiro teve quatro dias úteis a menos para vendas em comparação com o período anterior.
As marcas chinesas responderam por 1,09 milhão de veículos vendidos, uma queda de 2% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação mês a mês. As marcas de joint ventures comercializaram 490 mil unidades, com retrações de 27% e 30%, respectivamente. A participação de mercado das marcas alemãs foi de 18,4%, das japonesas, 13,4%, e das americanas, 5,3%. É interessante notar como as **Tarifas dos EUA sobre a China impactam montadoras como GM e Ford**.
Veículos de nova energia (NEVs)
O segmento de veículos de nova energia (NEVs) também sentiu o impacto da retração geral. A produção totalizou 940 mil unidades, um aumento de 25,8% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 35,1% em relação a dezembro. As vendas no varejo alcançaram 744 mil unidades, um crescimento anual de 10,5%, porém uma diminuição mensal de 42,9%. Vale a pena comparar esses dados com as **Vendas da Tesla na China [que] sofrem queda em janeiro, enquanto BYD apresenta crescimento**.
As exportações de NEVs, por outro lado, apresentaram um desempenho positivo, com 139 mil unidades embarcadas, representando um aumento de 29,4% em relação ao ano anterior e de 13,9% em relação ao mês anterior. Os veículos puramente elétricos responderam por 66% das exportações de NEVs, perfazendo 36,6% das exportações de carros de passeio totais. Empresas como a **SunCar [que] revoluciona o setor automotivo chinês com IA DeepSeek** podem estar impulsionando esse crescimento.
As montadoras com maior volume de exportação de veículos de passageiros foram: BYD (66.336 unidades), Tesla China (29.535 unidades), Chery (8.662 unidades), Changan (4.404 unidades), Dongfeng (3.546 unidades), Geely (3.495 unidades), SGMW (3.006 unidades), Great Wall Motor (2.878 unidades) e SAIC (2.852 unidades).