As vendas no varejo de veículos de nova energia (NEV) na China apresentaram uma recuperação notável em março, com um aumento de 45% em relação a fevereiro, revertendo dois meses consecutivos de declínio. A penetração de NEVs no mercado varejista ultrapassou novamente a marca de 50%, após ter caído abaixo desse patamar em dezembro do ano passado.
De acordo com dados divulgados pela China Passenger Car Association (CPCA), as vendas no varejo de NEVs atingiram 991.000 unidades em março, representando um aumento de 38% em relação ao ano anterior e de 45% em comparação com fevereiro.

Este aumento ocorre após o período do Ano Novo Chinês, que normalmente impacta a produção e as vendas de automóveis. Em 2025, o feriado ocorreu entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
Os veículos elétricos a bateria (BEVs) lideraram o crescimento, com vendas no varejo de 646.000 unidades em março, um aumento de 50,6% em relação ao ano anterior e de 51,2% em relação a fevereiro, respondendo por 65,2% de todas as vendas de NEVs no mês, um aumento em relação aos 62,2% de fevereiro.
Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), excluindo os veículos elétricos de alcance estendido (EREVs), registraram vendas no varejo de 268.000 unidades, respondendo por 27% das vendas de NEVs. Isso representa um aumento de 24,6% em relação ao ano anterior e de 37,5% em relação a fevereiro.
Os EREVs contribuíram com 7,8% das vendas de NEVs em março, com 77.000 unidades vendidas, um aumento de 4,1% em relação ao ano anterior e de 25,9% em relação a fevereiro.
Combinados, PHEVs e EREVs totalizaram 345.000 unidades vendidas em março, um aumento de 22,78% em relação ao ano anterior e de 33,2% em relação a fevereiro.
No geral, as vendas de carros de passageiros na China, incluindo sedãs, SUVs e MPVs, totalizaram 1,94 milhão de unidades em março, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior e de 40,2% em relação a fevereiro.
A taxa de penetração de NEVs no varejo em março foi de 51,1%, um aumento de 8,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior e de 1,6 ponto percentual em relação a fevereiro. Este é o retorno da penetração de NEVs no varejo acima de 50% desde que caiu abaixo dessa marca em dezembro do ano passado.
A penetração de NEVs no varejo em março foi de 72% para marcas locais, 35% para marcas de luxo e 6% para marcas de joint venture convencionais, de acordo com a CPCA.
As vendas no atacado de NEVs de passageiros na China foram de 1.128.000 unidades em março, um aumento de 35,5% em relação ao ano anterior e de 35,9% em relação a fevereiro.
A penetração de NEVs em vendas no atacado em março foi de 46,8%, um aumento de 9,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mas uma queda de 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro.
A penetração de NEVs de marcas chinesas locais no atacado foi de 63% em março, em comparação com 36% para marcas de luxo e 5% para marcas de joint venture convencionais.
Os NEVs de passageiros exportados da China totalizaram 143.000 unidades em março, um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior e de 21,2% em relação a fevereiro, contribuindo para 36,6% das exportações de carros de passageiros.
Os BEVs contribuíram com 62% das exportações de NEVs em março, com as exportações de BEVs de classe A0 e A00 representando 33% das exportações de NEVs, de acordo com a CPCA.
Para complementar estas informações sobre o mercado Chinês, você pode verificar o lançamento do sedã elétrico e7 da BYD na China. A Kia também está acelerando sua expansão global com novos EVs. Além disso, a Toyota está acelerando a produção de veículos elétricos para alcançar a meta de 1 milhão de unidades até 2027.