O mercado de veículos elétricos na China apresentou um cenário variado em janeiro de 2025, com a maioria das montadoras registrando quedas nas vendas em comparação com dezembro. A BYD, líder de mercado, viu suas vendas diminuírem 42%, enquanto a Nio teve uma queda de 56% e a Xpeng, de 17%. A exceção foi a Geely Auto, que conseguiu um leve aumento de 4% nas vendas no mesmo período.
Destaques do mercado em janeiro:
- A Xpeng superou a Li Auto em vendas, consolidando-se como a principal startup de veículos elétricos.
- As vendas da marca Nio apresentaram queda em relação ao ano anterior, mas o crescimento do grupo foi impulsionado pela marca Onvo.
- O Ano Novo Chinês impactou as vendas, como é comum nesse período.
- A Geely Auto foi a única montadora que conseguiu aumentar as vendas de veículos elétricos em comparação com dezembro.
- A Xiaomi continua mostrando números expressivos.
Os dados de vendas são provenientes de registros das empresas ou de postagens em redes sociais, divulgados no primeiro dia de cada mês. A Xiaomi é uma exceção, fornecendo apenas números vagos, como “mais de 20.000” unidades. As informações da Xiaomi são baseadas em estimativas do China EV DataTracker. O relatório considera números de atacado, incluindo exportações.
Os dados englobam vendas de veículos de novas energias (NEVs), termo do governo chinês para veículos elétricos a bateria (BEV), veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a célula de combustível (FCEV). As vendas de veículos FCEV (hidrogênio) são quase inexistentes na China.
Desempenho Detalhado das Montadoras:
BYD: Vendeu 296.446 NEVs de passageiros em janeiro de 2025, uma queda de 41,8% em relação a dezembro (509.440), mas um aumento de 47,5% em comparação com janeiro de 2024 (201.019). As vendas acumuladas em 2024 chegaram a 4.250.370 veículos, um crescimento de 41,1% em relação aos 3.012.906 de 2023. As vendas incluem as marcas BYD, Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang.
Geely Auto: Comercializou 121.071 NEVs de passageiros em janeiro de 2025, um aumento de 4,2% em relação a dezembro (116.206) e de 83,9% em comparação com janeiro de 2024 (65.959). As vendas acumuladas em 2024 atingiram 893.235 NEVs, um aumento de 83,2% em relação aos 487.461 de 2023. As vendas incluem as marcas Zeekr, Lynk&Co, Geely e Geely Galaxy.
HIMA: Vendeu 34.987 EVs em janeiro, uma queda de 29,3% em relação a dezembro (49.474). HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance) é uma aliança de veículos elétricos da Huawei, que inclui as marcas Aito, Luxeed, Stelato e Maextro.
Xpeng: Vendeu 30.350 NEVs de passageiros em janeiro de 2025, uma queda de 17,3% em relação a dezembro (36.695), mas um aumento de 267,9% em comparação com janeiro de 2024 (10.668). Cerca de metade das vendas da Xpeng foram impulsionadas pela série Mona.
A Xpeng é uma marca voltada para o mercado de massa, e a série Mona é considerada de entrada. Atualmente, o único modelo vendido é o sedã Mona M03, lançado em agosto de 2024 com preço inicial de 119.800 yuan (aproximadamente US$ 16.500), com mais de 15.000 unidades vendidas em janeiro.
Li Auto: Vendeu 29.927 NEVs de passageiros em janeiro de 2025, uma queda de 48,9% em relação a dezembro (58.513) e de 4,0% em comparação com janeiro de 2024 (31.165). As vendas da Li Auto são impulsionadas principalmente pelo SUV L6, que representa cerca de 50% das vendas. O L6 foi lançado em abril de 2024, com preço inicial de 249.800 yuan (aproximadamente US$ 34.500), sendo um dos modelos mais acessíveis da marca.
A empresa também reportou que o SUV EREV ultrapassou a marca de 200.000 unidades entregues no último mês. A Li Auto vende principalmente EREVs, com exceção da minivan Li Mega, um MPV totalmente elétrico lançado no início de 2024, mas que enfrenta dificuldades de vendas.
Em dezembro, foram vendidas pouco mais de 1.200 unidades na China, representando cerca de 2% das vendas da empresa. As vendas acumuladas em 2024 atingiram 500.508 NEVs, um aumento de 33,1% em relação aos 376.030 de 2023. A Li Auto se tornou a primeira startup chinesa de veículos elétricos a ultrapassar a marca de 500.000 unidades anuais.
Nio: O grupo Nio vendeu 13.863 NEVs de passageiros em janeiro de 2025, uma queda de 55,5% em relação a dezembro (31.138), mas um aumento de 37,9% em comparação com janeiro de 2024 (10.059). A marca principal Nio vendeu 7.951 carros, uma queda de 21% em relação a janeiro de 2024 (10.055) e de 62% em relação a dezembro (20.610). A marca de entrada Onvo vendeu 5.912 unidades do SUV L60, uma queda de 44% em relação a dezembro (10.528).
A Onvo foi lançada em setembro e o presidente da empresa, Alan Ai, havia anunciado que renunciaria se a empresa não alcançasse 10.000 entregas em dezembro. O Onvo L60 tem preço inicial de 149.900 yuan (aproximadamente US$ 20.770) na China e utiliza uma bateria BYD de 60 kWh. Analistas apontam para uma possível canibalização entre os modelos Onvo e Nio, especialmente o best-seller ES6.
O Nio ES6 (EL6 na Europa) tem preço inicial de 338.000 yuan (aproximadamente US$ 46.600) e oferece especificações semelhantes ao Onvo L60. O Nio ES6 é responsável por cerca de 35% das vendas da marca e o ET5/T por outros 40%. As vendas acumuladas em 2024 atingiram 221.970 NEVs, um aumento de 38,7% em relação aos 160.038 de 2023. Em 2025, a Nio planeja vender 440.000 veículos, com metade atribuída à Onvo.
Xiaomi: A empresa informou que vendeu mais de 20.000 unidades do seu único modelo, o sedã SU7. Segundo estimativas do China EV DataTracker, as vendas da empresa em janeiro foram de 21.960 unidades, uma queda de 12,3% em relação a dezembro (25.035).
A Xiaomi lançou seu primeiro carro, o sedã SU7, em março do ano passado, com entregas iniciadas em abril. O SU7 tem preço inicial de 215.900 yuan (aproximadamente US$ 29.800) na China. A empresa lançará seu segundo modelo, o SUV YU7, em julho.
Changan e SAIC ainda não divulgaram seus dados e não há certeza de que o farão, pois nem sempre publicam relatórios mensais de vendas de NEVs.