Notícias

Vendas de elétricos na China: Tesla e Xiaomi disparam, Nio sofre queda

Na segunda semana de 2025, o mercado de veículos elétricos (VE) na China apresentou um cenário dinâmico, com algumas marcas ganhando espaço e outras perdendo-o

O mercado de veículos elétricos (VE) na China apresentou um cenário dinâmico na segunda semana de 2025, com algumas montadoras registrando notável crescimento e outras enfrentando declínio.

Os dados, baseados em registros de seguro, revelam um aumento de 42% nas vendas da Tesla e um salto de 17% para a Xiaomi, contrastando com uma queda de 50% na Nio. A BYD também viu um crescimento de 17% nas vendas em relação à semana anterior.

Vendas de elétricos na China: Tesla e Xiaomi disparam, Nio sofre queda
Foto: Divulgação/

A segunda semana de 2025, compreendida entre 6 e 12 de janeiro, foi comparada com a segunda semana de 2024 (8 a 14 de janeiro) para avaliar o desempenho anual. Os números de 2024 mostram um volume expressivo de emplacamentos acumulados: 205.300 unidades da Nio, 136.800 da Xiaomi, 659.400 da Tesla e 3.492.900 da BYD.

Os dados de vendas semanais são divulgados pela Li Auto e, embora a empresa não afirme explicitamente, são baseados em informações de registro de seguros. Esses números englobam as vendas de veículos de novas energias (NEV), um termo chinês que abrange veículos totalmente elétricos (BEVs), híbridos plug-in (PHEVs) e veículos com extensor de autonomia (EREVs).

Veículos movidos a hidrogênio (FCEVs) também são incluídos, embora suas vendas sejam mínimas na China. Os registros da Onvo são provenientes da China EV DataTracker.

É importante notar a diferença entre registros de seguro e dados de vendas/entregas. Os registros de seguro são reportados por associações automotivas ligadas a órgãos reguladores, enquanto os dados de vendas são, em geral, auto declarados pelas montadoras, podendo incluir veículos de demonstração e outros fins.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.