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Vendas de elétricos na China sofrem queda no início de 2025

As principais marcas de veículos elétricos apresentaram reduções significativas em seus emplacamentos na primeira semana de 2025

O mercado chinês de veículos elétricos (VE) registrou uma queda nas vendas na primeira semana de 2025, impactado pelas festividades do Ano Novo. As principais marcas do setor apresentaram reduções significativas em seus emplacamentos em comparação com a semana anterior, de acordo com dados de registros de seguro divulgados pela Li Auto.

Os números da primeira semana de 2025 (entre 30 de dezembro e 5 de janeiro) mostram uma desaceleração nas vendas de veículos de novas energias (NEV), categoria que engloba veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos com extensor de alcance (EREV), além dos raros veículos a hidrogênio (FCEV). Os dados são baseados nos registros de seguro, diferindo dos números de vendas divulgados pelas montadoras, que podem incluir veículos de demonstração.

Vendas de elétricos na China sofrem queda no início de 2025
Foto: Divulgação
  • Nio: Queda de 54% nos registros.
  • Xiaomi: Redução de 31% nos emplacamentos.
  • Tesla: Forte retração de 70% nas vendas.
  • BYD: Diminuição de 50% nos registros.

Desempenho acumulado em 2024:

Apesar da queda no início de 2025, as marcas acumularam números expressivos em 2024. Confira os registros totais na China:

  • BYD: 3.492.900 unidades
  • Tesla: 659.400 unidades
  • Li Auto: 504.500 unidades
  • Nio: 205.300 unidades
  • Zeekr: 212.000 unidades
  • Xpeng: 171.100 unidades
  • Deepal: 187.700 unidades
  • Xiaomi: 136.800 unidades
  • Denza: 106.600 unidades
  • Wuling: 641.600 unidades
  • Aito: 386.300 unidades
  • Leapmotor: 271.900 unidades
  • Geely: 247.300 unidades

Análise do desempenho semanal das marcas:

A BYD liderou os registros na primeira semana de 2025, com 36.500 unidades, apesar da queda de 49,4% em relação à semana anterior e de 17,8% em relação ao mesmo período de 2024. Globalmente, a BYD vendeu 4.250.370 veículos de passeio em 2024, um aumento de 41,1% em comparação com 2023.

A Xpeng, apoiada pela Volkswagen, registrou 7.000 unidades, uma queda de 30,7% em relação à semana anterior, mas um aumento significativo de 400% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2024, a Xpeng vendeu 190.068 veículos globalmente, um aumento de 34,2% em relação a 2023.

A Li Auto teve 6.700 registros, uma queda de 50% em relação à semana anterior, mas um aumento de 55,8% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, vendeu 500.508 veículos globalmente, um aumento de 33,1% em relação a 2023.

A Geely alcançou 6.400 registros, com uma queda de 38,5% em relação à semana anterior. Não há dados comparativos com a primeira semana de 2024.

A Aito, da Huawei, teve 6.100 registros, uma queda de 25,6% em relação à semana anterior, mas um leve aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2024.

A Tesla emplacou 5.500 veículos, uma queda acentuada de 70,4% em relação à semana anterior, mas um aumento de 71,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2024, a Tesla vendeu 657.175 veículos elétricos na China.

A Wuling registrou 5.500 unidades, uma queda expressiva de 68,6% em relação à semana anterior e de 46,1% em relação ao mesmo período de 2024.

A Zeekr, também da Geely, teve 5.000 registros, uma queda de 43,8% em relação à semana anterior, mas um aumento de 108,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Globalmente, a marca vendeu 222.123 veículos em 2024, um aumento de 87,3% em relação a 2023.

A Xiaomi registrou 4.600 unidades, uma queda de 31,3% em relação à semana anterior. Em 2024, a montadora vendeu 135.000 veículos elétricos.

A Leapmotor, com apoio da Stellantis, teve 4.300 registros, uma queda de 53,3% em relação à semana anterior, mas um aumento de 53,6% em relação ao mesmo período de 2024.

A Luxeed registrou 4.000 veículos, com uma queda de 9,1% em relação à semana anterior.

A Deepal teve 3.600 registros, uma queda de 49,3% em relação à semana anterior, mas um leve aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024.

A Nio registrou 3.000 unidades, uma queda de 53,8% em relação à semana anterior, igualando o número de registros da primeira semana de 2024.

A Onvo, marca da Nio, teve 2.300 registros, uma queda de 45,2% em relação à semana anterior. A Onvo vendeu 20.761 veículos em 2024.

A Denza, marca da BYD, teve 2.800 registros, um aumento de 75% em relação ao mesmo período de 2024. Não há dados comparativos com a semana anterior.

Os dados de registro de seguro são acompanhados de perto pelo setor, pois fornecem uma visão precisa do desempenho de vendas, ao contrário dos números de vendas relatados pelas próprias empresas, que podem incluir veículos de demonstração.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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