O mercado global de veículos elétricos (EVs) e híbridos plug-in (PHEVs) deve experimentar um forte crescimento em 2025. Segundo a Rho Motion, as vendas de EVs e PHEVs podem aumentar 18% este ano, ultrapassando 20 milhões de unidades pela primeira vez. Espera-se um crescimento robusto em mercados importantes como Estados Unidos, Canadá, China e Europa.
As vendas de EVs e PHEVs nos EUA e Canadá podem subir até 16% este ano. Essa previsão pode surpreender alguns, considerando as possíveis mudanças políticas sob a administração do presidente Trump. A revogação dos padrões de eficiência de combustível e a redução dos incentivos fiscais federais para EVs novos e usados poderiam diminuir a demanda. No entanto, o mercado parece estar caminhando para frente por enquanto.
A Rho Motion acredita que quaisquer mudanças legislativas levarão tempo para causar impacto real, o que significa que 2025 deverá ter crescimento contínuo antes que os efeitos das novas políticas comecem a desacelerar as coisas. As vendas combinadas de EVs e PHEVs na região podem ultrapassar 2,1 milhões de unidades no próximo ano.
Recuperação na Europa após cortes de incentivos
O mercado europeu, incluindo a UE, a região da EFTA e o Reino Unido, também parece se recuperar após um 2024 instável, quando as vendas de EVs e PHEVs caíram 3%, em grande parte devido à Alemanha ter retirado subsídios. Este ano, no entanto, espera-se que as vendas cresçam 15% em relação aos níveis de 2024 ou 13% em comparação com 2023.
O aumento provavelmente virá de padrões de emissões mais rígidos que entrarão em vigor, forçando as montadoras a venderem mais EVs e PHEVs, além da introdução de EVs mais acessíveis, alguns com preços iguais ou inferiores a 25.000€ (aproximadamente US$ 26.000).
Mesmo com essas melhorias, as montadoras podem ter dificuldades para atingir as metas de emissões da UE, potencialmente enfrentando multas pesadas. Alguns fabricantes podem até ter que unir forças para atender às exigências, como publicado anteriormente. União de montadoras para metas de emissões.
China continua líder em EVs
Espera-se que a China continue liderando as vendas de EVs e PHEVs, possivelmente ultrapassando 12,9 milhões de unidades em 2025, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O país também deverá ultrapassar a marca de 50% de saturação de mercado de EVs em relação aos veículos com motor de combustão interna este ano.
“O domínio da China no mercado global não vai desaparecer este ano, com diversas novas fábricas prestes a abrir em todo o mundo, expandindo sua presença internacional”, prevê Iola Hughes, chefe de pesquisa da Rho Motion.
“Os chefes de montadoras na UE passarão por noites sem dormir em 2025, pois as metas de emissões há muito aguardadas entram em vigor este ano e poucos estão adequadamente preparados, com bilhões de euros em multas na linha. Após sua posse, a agenda legislativa do presidente Donald Trump está a todo vapor e, embora a remoção dos créditos fiscais para EV vá impactar o mercado a longo prazo, pouca mudança será vista este ano, pois a eletrificação de veículos veio para ficar”, acrescentou Hughes.
Por enquanto, o mercado de veículos elétricos continua em ascensão, mas a verdadeira questão é por quanto tempo ele conseguirá manter o ritmo diante das mudanças nas políticas e nas transformações do mercado.