A Tesla enfrenta dificuldades na Europa, com uma queda de 45,2% nas vendas em janeiro de 2025, considerando a União Europeia, a EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e o Reino Unido. Na União Europeia, a retração foi ainda maior, atingindo 50,3%. O desempenho negativo da montadora de veículos elétricos (BEV) ocorre em um momento de expansão do mercado de BEVs no continente, que registrou um aumento de 37%.
Dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) revelam que a Tesla comercializou 9.945 unidades em janeiro de 2025, em comparação com 18.161 no mesmo período do ano anterior. As quedas mais expressivas foram observadas na Alemanha (-59,5%, com 1.277 unidades vendidas) e na França (-63%, com 1.143 unidades).
Para ilustrar a dimensão do revés da Tesla, a montadora chinesa SAIC Motors superou a marca com folga, entregando 22.994 veículos no mesmo mês.
Possíveis causas da retração
Especialistas apontam diversos fatores para explicar o desempenho aquém do esperado da Tesla. Entre eles, destaca-se a crescente repercussão negativa das controvérsias envolvendo Elon Musk, incluindo manifestações controversas e posicionamentos políticos que geraram debates acalorados na Europa. O apoio de Musk a um partido de extrema-direita na Alemanha e a um ativista preso no Reino Unido teria prejudicado sua imagem pública, impactando a percepção da marca Tesla na região.
Outro fator relevante pode ser o lançamento da nova versão do Model Y. A expectativa pelo modelo 2025 pode ter levado muitos consumidores a adiarem a compra, reduzindo a demanda pela versão anterior. Além disso, a Tesla precisou adaptar suas linhas de produção para o novo Model Y, o que pode ter causado interrupções temporárias no fornecimento. Recentemente, a Tesla iniciou entregas do Model Y com facelift na China.
A Bloomberg também sugere que a Tesla pode estar enfrentando baixos níveis de estoque em alguns mercados, devido a uma estratégia agressiva para impulsionar os números de final de ano em dezembro de 2024.
Crescimento contínuo do mercado de BEVs na Europa
Apesar dos desafios enfrentados pela Tesla, a demanda por veículos totalmente elétricos continua em ascensão na Europa. A ACEA informa que foram vendidos 124.341 BEVs na União Europeia e 166.065 unidades na região mais ampla que engloba a Europa, a EFTA e o Reino Unido, em janeiro de 2025. Isso representa uma fatia de mercado de 16,7%, um aumento em relação aos 11,9% registrados em janeiro de 2024.
Os veículos híbridos auto-carregáveis (HEVs) lideram a preferência dos consumidores europeus, com 34,9% de participação de mercado, seguidos pelos veículos a gasolina (29,2%). Em contrapartida, a participação de mercado dos veículos a diesel (8,8%) e dos híbridos plug-in (PHEVs) diminuiu em relação ao ano anterior, ficando atrás dos BEVs.
Na União Europeia, a participação combinada de carros a gasolina e diesel caiu para 39,4% em janeiro de 2025, em comparação com 48,7% no ano anterior. No geral, os novos registros de carros na UE diminuíram 2,6%, totalizando 831.201 unidades, principalmente devido à queda nas vendas em mercados importantes como França (-6,2%), Itália (-5,8%) e Alemanha (-2,8%). Um dos concorrentes no mercado de carros elétricos, a Chery Little Ant deve receber sistema de condução inteligente na China.